Show simple item record

dc.creatorArantes, Luciana Mecking
dc.date.accessioned2023-04-03T23:07:41Z
dc.date.available2023-04-03T23:07:41Z
dc.date.issued2022-05-31
dc.identifier.citationARANTES, Luciana Mecking. A (re)apresentação de inquisidores: a construção da masculinidade nas narrativas fílmicas “O poço e o pêndulo” (1961 e 1991). Pelotas, 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9231
dc.description.abstractThe figures of inquisitors have always been historically associated with power, control and legitimized masculinity. As members of an institution primarily composed of men, they found in the historical period of their existence the support of a society that supported their procedural method based on torture, coercion, and hegemony. In order to understand the representations of the male figure of the inquisitor in American horror cinema, this dissertation proposes the analysis of the filmic narratives of The Pit and the Pendulum produced in 1961 and 1991 in the USA, inspired by the homonymous short story by Edgar Allan Poe (1842), with hegemonic masculinity as the main category of analysis (CONNELL, 2013). Thinking about the narrative as an object of historical analysis through a methodology that considers the analysis of extra-filmic and intra-filmic elements (QUINSANI, 2014), allows us to study the history of how hegemonic masculinity in film culture was thought of, (re)produced and maintained of the American horror genre: it is to think, in this way, how the narratives reread the social of a certain culture. There fore, from this analysis, it appears that the American film industry is used at different , but with the same purpose, to disseminate the ideology of a dominant masculinity through entertainment, in which women appear as subordinates, maintaining the position of patriarchy, this refers to the entire process of producing and distributing these films.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMasculinidade hegemônicapt_BR
dc.subjectInquisiçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFilmes de terrorpt_BR
dc.subjectO poço e o pêndulopt_BR
dc.subjectHegemonic masculinitypt_BR
dc.subjectInquisitionpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectHorror moviespt_BR
dc.subjectThe pit and the pendulumpt_BR
dc.titleA (re) apresentação de inquisidores: a construção da masculinidade nas narrativas fílmicas “O poço e o pêndulo” (1961 e 1991)pt_BR
dc.title.alternativeThe (re)producente of the inquisitors: the construction of masculinity in filmic narratives “The pit and the pendulum” (1961 e 1991)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0677949473184151pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8072197385675534pt_BR
dc.description.resumoAs figuras de inquisidores sempre foram associadas historicamente ao poder, ao controle e a uma masculinidade legitimada. Como membros de uma instituição prioritariamente composta por homens, encontraram no período histórico de sua existência respaldo de uma sociedade que apoiou seu método processual baseado na tortura, na coerção, na hegemonia. Com a finalidade de compreender as reapresentações da figura masculina do inquisidor no cinema estadunidense de terror, essa dissertação propõe a análise das narrativas fílmicas de O poço e o Pêndulo produzidas em 1961 e 1991 nos EUA, inspiradas no conto homônimo de Edgar Allan Poe (1842), tendo como categoria principal de análise a masculinidade hegemônica (CONNELL, 2013). Pensar a narrativa como objeto de análise histórica através de metodologia que considere a análise dos elementos extrafílmicos e intrafílmicos (QUINSANI, 2014), nos permite o estudo histórico de como se pensou, se (re)produziu e se manteve a masculinidade hegemônica na cultura fílmica do gênero terror estadunidense:é pensar, assim, de que modo as narrativas releiem o social de uma determinada cultura. Assim sendo, a partir dessa análise, se constata que a indústria cinematográfica estadunidense se utiliza em épocas distintas, mas com a mesma finalidade, de através do entretenimento, disseminar a ideologia de uma masculinidade dominante, em que a mulher aparece como subordinada, mantendo a posição do patriarcado, isso se refere a todo o processo de produção e distribuição desses filmes.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Daniele Gallindo


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record