Mostrar el registro sencillo del ítem
Socialização e interseccionalidades no ensino médio: reflexos sobre adolescentes negras em duas escolas de Pelotas - RS
dc.creator | Pereira, Kátia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T02:50:00Z | |
dc.date.available | 2023-02-24T02:50:00Z | |
dc.date.issued | 2022-04-26 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Kátia dos Santos. Socialização e interseccionalidades no ensino médio: reflexos sobre adolescentes negras em duas escolas de Pelotas - RS. 2022. 190 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9100 | |
dc.description.abstract | This work lays eyes on black teenage girls from two high schools in Pelotas, in relation to the process of socialization developed in the educational space managed by the state government and the intersectionalities that permeate their biographies. In it, we seek to identify the mechanisms activated by young black student girls to move within these institutionalized spaces, reacting to the school's modus operandi in the sense of maintaining or contesting the status quo, accepting or rejecting the place destined for them by the society constituted on bases of slave exploitation. Through digital tools (WhatsApp and Email), the adolescents report the experiences recorded in their memories, from questionnaires that made them reflect more specifically on the times shared in person within the physical structure of educational institutions. The analytical triad composed of the categories alert body, non-manifest voice and protected writing made it possible to demonstrate how the school is still a place intersected by racism and misogyny, leading adolescents to a movement of social self-preservation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Racial relationships | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Teenagers | pt_BR |
dc.title | Socialização e interseccionalidades no ensino médio: reflexos sobre adolescentes negras em duas escolas de Pelotas - RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8562989564667380 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4733540920244003 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho lança um olhar sobre as adolescentes negras de duas escolas de ensino médio pelotense em relação ao processo de socialização desenvolvido no espaço educacional gerido pelo governo estadual e as interseccionalidades que perpassam suas biografias. Nele, buscamos identificar os mecanismos acionados pelas estudantes negras para movimentar-se dentro destes espaços institucionalizados, reagindo ao modus operandi da escola no sentido da manutenção ou contestação do status quo, aceitando ou refutando o lugar destinado a elas pela sociedade constituída sobre bases de exploração escravagistas. Através do uso de ferramentas digitais (WhatsApp e e-mail), as adolescentes relatam as experiências registradas em suas memórias, a partir de questionários que as fizeram refletir mais especificamente sobre os tempos compartilhados presencialmente dentro da estrutura física das instituições educativas. A tríade analítica composta pelas categorias corpo alerta, voz não manifesta e escrita protegida possibilitou demonstrar como a escola ainda é um lugar interseccionado pelo racismo e pela misoginia, levando as garotas a um movimento de autopreservação social. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Simone da Silva Ribeiro |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGS : Dissertações e Teses [159]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Sociologia