Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPereira, Kátia dos Santos
dc.date.accessioned2023-02-24T02:50:00Z
dc.date.available2023-02-24T02:50:00Z
dc.date.issued2022-04-26
dc.identifier.citationPEREIRA, Kátia dos Santos. Socialização e interseccionalidades no ensino médio: reflexos sobre adolescentes negras em duas escolas de Pelotas - RS. 2022. 190 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9100
dc.description.abstractThis work lays eyes on black teenage girls from two high schools in Pelotas, in relation to the process of socialization developed in the educational space managed by the state government and the intersectionalities that permeate their biographies. In it, we seek to identify the mechanisms activated by young black student girls to move within these institutionalized spaces, reacting to the school's modus operandi in the sense of maintaining or contesting the status quo, accepting or rejecting the place destined for them by the society constituted on bases of slave exploitation. Through digital tools (WhatsApp and Email), the adolescents report the experiences recorded in their memories, from questionnaires that made them reflect more specifically on the times shared in person within the physical structure of educational institutions. The analytical triad composed of the categories alert body, non-manifest voice and protected writing made it possible to demonstrate how the school is still a place intersected by racism and misogyny, leading adolescents to a movement of social self-preservation.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRacial relationshipspt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.titleSocialização e interseccionalidades no ensino médio: reflexos sobre adolescentes negras em duas escolas de Pelotas - RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8562989564667380pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4733540920244003pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho lança um olhar sobre as adolescentes negras de duas escolas de ensino médio pelotense em relação ao processo de socialização desenvolvido no espaço educacional gerido pelo governo estadual e as interseccionalidades que perpassam suas biografias. Nele, buscamos identificar os mecanismos acionados pelas estudantes negras para movimentar-se dentro destes espaços institucionalizados, reagindo ao modus operandi da escola no sentido da manutenção ou contestação do status quo, aceitando ou refutando o lugar destinado a elas pela sociedade constituída sobre bases de exploração escravagistas. Através do uso de ferramentas digitais (WhatsApp e e-mail), as adolescentes relatam as experiências registradas em suas memórias, a partir de questionários que as fizeram refletir mais especificamente sobre os tempos compartilhados presencialmente dentro da estrutura física das instituições educativas. A tríade analítica composta pelas categorias corpo alerta, voz não manifesta e escrita protegida possibilitou demonstrar como a escola ainda é um lugar interseccionado pelo racismo e pela misoginia, levando as garotas a um movimento de autopreservação social.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Simone da Silva Ribeiro


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem