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dc.creatorForneck, Vanessa
dc.date.accessioned2023-02-07T12:48:13Z
dc.date.available2023-02-07T12:48:13Z
dc.date.issued2021-11-17
dc.identifier.citationFORNECK, Vanessa. Abandono de Estações Férreas: Cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay. 2021. 343f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9072
dc.description.abstractFor about a century, the railway system was involved in a more active way in urban dynamics, being part of history and people's lives. The railway stations were part of this scenario, because they were the places where passengers and merchandise embarked and disembarked. However, from the fifties on, the railway system began to decline and, around 1990, passenger transportation became extinct in many cities. The railway stations became obsolete and, consequently, abandoned territories were created around them. From the approach between the theories of contemporary urbanism and the philosophy of difference, the main objective of this research is to map and investigate the territories of abandoned railway stations in the twin cities of Jaguarão-Rio Branco and Santana do Livramento-Rivera, on the Brazil-Uruguay border. The aim is to understand the relations of this abandonment with urban practices in contemporaneity, enabling the opening for new ways of re-reading the city taking into account our sensibility. The study is developed through the method of sensitive cartography, which aims to explore a territory from the bodily immersion of the researcher in the plane of experience. The results announce, with the maps of encounters and the maps of intensities, the potentials through the ruptures marked in the urban mesh and in the body of the cartographer who walks through the train tracks to the railway stations. With this, we conclude by the overlapping of these maps, that these territories are made up of multiple layers that reveal stories, encounters, connections, feelings, and memories. The sensitive experience brings us closer to the real plane, in a slower pace, where the importance of speech, listening, pause, and silence prevails, as a powerful way to feel and experience the city through our sensitivity.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectEstações férreaspt_BR
dc.subjectEstações férreas - Abandonopt_BR
dc.subjectFronteira Brasil-Uruguaypt_BR
dc.subjectCartografia sensívelpt_BR
dc.subjectUrbanismo contemporâneopt_BR
dc.subjectRailway stationspt_BR
dc.subjectBrazil-Uruguay borderpt_BR
dc.subjectSensitive cartographypt_BR
dc.subjectContemporary urbanismpt_BR
dc.titleAbandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguaypt_BR
dc.title.alternativeAbandonment of Railway Stations: Sensitive cartography on the Brazil-Uruguay borderpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPor aproximadamente um século, o sistema ferroviário esteve envolvido de forma mais ativa nas dinâmicas urbanas, fazendo parte da história e da vida das pessoas. As estações férreas compunham esse cenário, pois eram os locais de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. No entanto, a partir da década de cinquenta, o sistema ferroviário começa a declinar e, por volta de 1990, ocorre a extinção do transporte de passageiros em muitas cidades. As estações férreas tornaram-se obsoletas e, por consequência, criaram-se em seu entorno territórios abandonados. A partir da aproximação entre as teorias do urbanismo contemporâneo com a filosofia da diferença, o objetivo principal desta pesquisa é cartografar e investigar os territórios do abandono das estações férreas nas cidades-gêmeas de Jaguarão-Rio Branco e Santana do Livramento-Rivera, na fronteira Brasil-Uruguay. A finalidade é compreender as relações desse abandono com as práticas urbanas na contemporaneidade, possibilitando a abertura para novas formas de releitura da cidade levando em conta nossa sensibilidade. O estudo se desenvolve por meio do método da cartografia sensível, que visa explorar um território a partir da imersão corporal da pesquisadora no plano da experiência. Os resultados anunciam, com os mapas dos encontros e os mapas das intensidades, as potências através das rupturas marcadas na malha urbana e no corpo da cartógrafa que caminha pelos trilhos do trem até as estações férreas. Com isso, conclui-se pela sobreposição desses mapas, que esses territórios são constituídos por múltiplas camadas que revelam histórias, encontros, conexões, sentimentos e memórias. A experiência sensível nos aproxima com o plano real, em um ritmo mais lento, onde prevalece a importância da fala, da escuta, da pausa, do silêncio, como uma forma potente de sentir e experimentar a cidade através da nossa sensibilidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Eduardo


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