dc.creator | Forneck, Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T12:48:13Z | |
dc.date.available | 2023-02-07T12:48:13Z | |
dc.date.issued | 2021-11-17 | |
dc.identifier.citation | FORNECK, Vanessa. Abandono de Estações Férreas: Cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay. 2021. 343f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9072 | |
dc.description.abstract | For about a century, the railway system was involved in a more active way in urban dynamics,
being part of history and people's lives. The railway stations were part of this scenario, because
they were the places where passengers and merchandise embarked and disembarked.
However, from the fifties on, the railway system began to decline and, around 1990, passenger
transportation became extinct in many cities. The railway stations became obsolete and,
consequently, abandoned territories were created around them. From the approach between
the theories of contemporary urbanism and the philosophy of difference, the main objective of
this research is to map and investigate the territories of abandoned railway stations in the twin
cities of Jaguarão-Rio Branco and Santana do Livramento-Rivera, on the Brazil-Uruguay
border. The aim is to understand the relations of this abandonment with urban practices in
contemporaneity, enabling the opening for new ways of re-reading the city taking into account
our sensibility. The study is developed through the method of sensitive cartography, which
aims to explore a territory from the bodily immersion of the researcher in the plane of
experience. The results announce, with the maps of encounters and the maps of intensities,
the potentials through the ruptures marked in the urban mesh and in the body of the
cartographer who walks through the train tracks to the railway stations. With this, we conclude
by the overlapping of these maps, that these territories are made up of multiple layers that
reveal stories, encounters, connections, feelings, and memories. The sensitive experience
brings us closer to the real plane, in a slower pace, where the importance of speech, listening,
pause, and silence prevails, as a powerful way to feel and experience the city through our
sensitivity. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Estações férreas | pt_BR |
dc.subject | Estações férreas - Abandono | pt_BR |
dc.subject | Fronteira Brasil-Uruguay | pt_BR |
dc.subject | Cartografia sensível | pt_BR |
dc.subject | Urbanismo contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Railway stations | pt_BR |
dc.subject | Brazil-Uruguay border | pt_BR |
dc.subject | Sensitive cartography | pt_BR |
dc.subject | Contemporary urbanism | pt_BR |
dc.title | Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay | pt_BR |
dc.title.alternative | Abandonment of Railway Stations: Sensitive cartography on the Brazil-Uruguay border | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Por aproximadamente um século, o sistema ferroviário esteve envolvido de forma mais ativa
nas dinâmicas urbanas, fazendo parte da história e da vida das pessoas. As estações férreas
compunham esse cenário, pois eram os locais de embarque e desembarque de passageiros
e mercadorias. No entanto, a partir da década de cinquenta, o sistema ferroviário começa a
declinar e, por volta de 1990, ocorre a extinção do transporte de passageiros em muitas
cidades. As estações férreas tornaram-se obsoletas e, por consequência, criaram-se em seu
entorno territórios abandonados. A partir da aproximação entre as teorias do urbanismo
contemporâneo com a filosofia da diferença, o objetivo principal desta pesquisa é cartografar
e investigar os territórios do abandono das estações férreas nas cidades-gêmeas de
Jaguarão-Rio Branco e Santana do Livramento-Rivera, na fronteira Brasil-Uruguay. A
finalidade é compreender as relações desse abandono com as práticas urbanas na
contemporaneidade, possibilitando a abertura para novas formas de releitura da cidade
levando em conta nossa sensibilidade. O estudo se desenvolve por meio do método da
cartografia sensível, que visa explorar um território a partir da imersão corporal da
pesquisadora no plano da experiência. Os resultados anunciam, com os mapas dos encontros
e os mapas das intensidades, as potências através das rupturas marcadas na malha urbana
e no corpo da cartógrafa que caminha pelos trilhos do trem até as estações férreas. Com isso,
conclui-se pela sobreposição desses mapas, que esses territórios são constituídos por
múltiplas camadas que revelam histórias, encontros, conexões, sentimentos e memórias. A
experiência sensível nos aproxima com o plano real, em um ritmo mais lento, onde prevalece
a importância da fala, da escuta, da pausa, do silêncio, como uma forma potente de sentir e
experimentar a cidade através da nossa sensibilidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Eduardo | |