dc.creator | Almeida, Alex Serrano de | pt_BR |
dc.creator | Savegnago, Cristiano Lanza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T01:20:13Z | |
dc.date.available | 2023-01-14T01:20:13Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, A. S. de .; SAVEGNAGO, C. L. . A relação entre docentes e discentes na Ciência da Informação: uma análise geracional entre imigrantes digitais e nativos digitais. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 10, 2020. DOI: 10.35699/2237-6658.2020.20607. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/20607. Acesso em: 13 jan. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6658 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8967 | |
dc.description.abstract | A relação entre os professores imigrantes digitais e os discentes nativos digitais, sob a perspectiva de que os nativos possuem maior proficiência digital/tecnológica prescreve um relevante ponto de discussão, especialmente observando se essa proficiência está realmente ligada às práticas da pesquisa científica. O objetivo do presente estudo é prospectar sobre a relação educacional dos docentes (imigrantes digitais) e os discentes (nativos digitais) sob a percepção das competências tecnológicas em prol do desenvolvimento do ensino e da pesquisa na ciência da informação. Nessa direção, é possível ponderar acerca dos manejos tecnológicos dos docentes que atuam na educação superior, os quais se deparam com a inserção de indivíduos da geração Z nas salas de aula das universidades brasileiras. Esse trabalho científico traz uma abordagem qualitativa, se baseando no tratamento conceitual de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Acredita-se, que a inovação pedagógica universitária, competência em informação e metodologias alternativas tornam-se os principais aliados para a compreensão da conjuntura atual da educação superior, sob a intenção de um alinhamento das diferentes gerações, que por vezes se embatem sobre o trato tecnológico e a sua relação com a produção científica. Portanto, é importante que se faça uma reflexão cautelosa com vistas a não reforçar discursos que nem sempre condizem com a realidade educacional das instituições de Educação Superior, mas perceber as possibilidades e potencialidades concernentes à ciência da informação para uma convergência de atuação dos docentes e discentes nas ambiências - educacional e social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Múltiplos olhares em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Nativos digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.title | A relação entre docentes e discentes na Ciência da Informação: uma análise geracional entre imigrantes digitais e nativos digitais | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.35699/2237-6658.2020.20607 | |