Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Alex Serrano dept_BR
dc.creatorSavegnago, Cristiano Lanzapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-14T01:20:13Z
dc.date.available2023-01-14T01:20:13Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationALMEIDA, A. S. de .; SAVEGNAGO, C. L. . A relação entre docentes e discentes na Ciência da Informação: uma análise geracional entre imigrantes digitais e nativos digitais. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 10, 2020. DOI: 10.35699/2237-6658.2020.20607. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/20607. Acesso em: 13 jan. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6658
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8967
dc.description.abstractA relação entre os professores imigrantes digitais e os discentes nativos digitais, sob a perspectiva de que os nativos possuem maior proficiência digital/tecnológica prescreve um relevante ponto de discussão, especialmente observando se essa proficiência está realmente ligada às práticas da pesquisa científica. O objetivo do presente estudo é prospectar sobre a relação educacional dos docentes (imigrantes digitais) e os discentes (nativos digitais) sob a percepção das competências tecnológicas em prol do desenvolvimento do ensino e da pesquisa na ciência da informação. Nessa direção, é possível ponderar acerca dos manejos tecnológicos dos docentes que atuam na educação superior, os quais se deparam com a inserção de indivíduos da geração Z nas salas de aula das universidades brasileiras. Esse trabalho científico traz uma abordagem qualitativa, se baseando no tratamento conceitual de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Acredita-se, que a inovação pedagógica universitária, competência em informação e metodologias alternativas tornam-se os principais aliados para a compreensão da conjuntura atual da educação superior, sob a intenção de um alinhamento das diferentes gerações, que por vezes se embatem sobre o trato tecnológico e a sua relação com a produção científica. Portanto, é importante que se faça uma reflexão cautelosa com vistas a não reforçar discursos que nem sempre condizem com a realidade educacional das instituições de Educação Superior, mas perceber as possibilidades e potencialidades concernentes à ciência da informação para uma convergência de atuação dos docentes e discentes nas ambiências - educacional e social.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherMúltiplos olhares em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectNativos digitaispt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.titleA relação entre docentes e discentes na Ciência da Informação: uma análise geracional entre imigrantes digitais e nativos digitaispt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doi10.35699/2237-6658.2020.20607


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples