dc.creator | De la Maza, Tahina Johnson | |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T12:25:22Z | |
dc.date.available | 2022-12-19 | |
dc.date.available | 2022-12-19T12:25:22Z | |
dc.date.issued | 2021-04-09 | |
dc.identifier.citation | DE LA MAZA, Tahina Johnson. “Hechos consumados” de Juan Radrigán: la dramaturgia como espacio de representación y reproducción de la memoria social. Orientadora: Maria Letícia Mazzuchi Ferreira. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8844 | |
dc.description.abstract | This work relates about the playwriting role as a memory and oblivion’s representation space of marginalized people in abandonment contexts. Through the analysis of “Hechos consumados” written by the Chilean playwright Juan Radrigán, the main objective is to identify which are the dramatic forms, poetical resources and discursive techniques in this piece that contribute to the production and reproduction of social memory. It also pretends to elucidate in which ways a theatre play, through its representation, may give evidence of the political, cultural and social processes and transformations associated to the play’s creation context, becoming a specific space of memory. | pt_BR |
dc.description.abstract | El presente trabajo pretende referirse al rol de la dramaturgia en cuanto espacio de representación de la memoria y el olvido de sujetos en contextos de abandono. A partir del análisis de la obra “Hechos Consumados”, del dramaturgo chileno Juan Radrigán, se busca entender cuáles son las formas dramáticas, los recursos poéticos y las técnicas discursivas de la obra que contribuyen a la producción y reproducción de la memoria social chilena La investigación también pretende dilucidar de qué manera una obra teatral, a través de su puesta en escena, es capaz evidenciar los diversos procesos y transformaciones políticas, culturales y sociales asociadas a su contexto de creación, convirtiéndose en un espacio de memoria específico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | spa | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Memória e esquecimento | pt_BR |
dc.subject | Teatro político chileno | pt_BR |
dc.subject | Juan Radrigán | pt_BR |
dc.subject | Playwriting | pt_BR |
dc.subject | Memory and oblivion | pt_BR |
dc.subject | Chilean political theatre | pt_BR |
dc.title | “Hechos consumados” de Juan Radrigán: la dramaturgia como espacio de representación y reproducción de la memoria social | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2971682544948500 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0755000112345375 | pt_BR |
dc.description.resumo | O seguinte trabalho se refere ao rol da dramaturgia como espaço de representação da memória e o esquecimento de sujeitos marginalizados em contextos de abandono. A partir da análise da peça “Hechos consumados”, do dramaturgo chileno Juan Radrigán, procura-se entender quais são as formas dramáticas, os recursos poéticos e as técnicas discursivas da peça que contribuem à produção e reprodução da memória social. A pesquisa também pretende elucidar como uma peça teatral, a través da sua encenação, pode evidenciar os diversos processos e transformações políticas, culturais e sociais associadas ao seu contexto de criação, tornando-se um espaço de memória específico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Maria Letícia Mazzucchi | |