Mostrar el registro sencillo del ítem
Censura das memórias subterrâneas nos museus de arte: Exposições El Tercer Mundo e Queermuseu
dc.creator | Gauna Quiroz, Jair Jose | |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T12:24:31Z | |
dc.date.available | 2022-12-19 | |
dc.date.available | 2022-12-19T12:24:31Z | |
dc.date.issued | 2021-11-25 | |
dc.identifier.citation | GAUNA QUIROZ, Jair Jose. Censura das memórias subterrâneas nos museus de arte: Exposições El Tercer Mundo e Queermuseu. 2021. 269 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8841 | |
dc.description.abstract | This research analyzes the censorship of subterranean memories in Contemporary Art exhibitions as a discursive practice that determines the control of cultural memory through restraints and conflicts of power, studying the unexpected closing of the exhibition El Tercer Mundo by MAx Provenzano in Museo de Arte Valencia –Venezuela, 2015 – and the untimely closing of the exhibition Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira in Santander Cultural – Brazil, 2017 –. Analysis of Discourse (MOREIRA, 2011; ORLANDI, 2001) and Multimodality (BEZEMER; JEWITT, 2010) allowed to observe the images, testimonies and texts that work as memory vehicles of subterranean memory (POLLAK, 1989) interacting against censor mechanisms that maintain the subaltern and invisibility. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Censura | pt_BR |
dc.subject | Memória subterrânea | pt_BR |
dc.subject | Exposição museológica | pt_BR |
dc.subject | Censorship | pt_BR |
dc.subject | Subterranean memory | pt_BR |
dc.subject | Museological exhibition | pt_BR |
dc.title | Censura das memórias subterrâneas nos museus de arte: Exposições El Tercer Mundo e Queermuseu | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7998834609008359 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8353630757343720 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Zamperetti, Maristani Polidori | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8058990518394490 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta investigação analisa a censura das memórias subterrâneas nas exposições de arte contemporânea como prática discursiva que determina o controle da memória cultural através de cerceamentos e conflitos de poder, estudando o fechamento inesperado da exposição El Tercer Mundo de MAx Provenzano no Museo de Arte Valencia – Venezuela, 2015 – e o fechamento inoportuno da exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira no Santander Cultural –Brasil, 2017 –. A Análise de Discurso (MOREIRA, 2011; ORLANDI, 2001) e a Multimodalidade (BEZEMER; JEWITT, 2010) permitiram a observação de imagens, depoimentos e textos que agem como veículos da memória subterrânea (POLLAK, 1989), interagindo contra mecanismos censórios que perpetuam a subalternidade e invisibilidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Daniel Maurício Viana de |