Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGauna Quiroz, Jair Jose
dc.date.accessioned2022-12-19T12:24:31Z
dc.date.available2022-12-19
dc.date.available2022-12-19T12:24:31Z
dc.date.issued2021-11-25
dc.identifier.citationGAUNA QUIROZ, Jair Jose. Censura das memórias subterrâneas nos museus de arte: Exposições El Tercer Mundo e Queermuseu. 2021. 269 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8841
dc.description.abstractThis research analyzes the censorship of subterranean memories in Contemporary Art exhibitions as a discursive practice that determines the control of cultural memory through restraints and conflicts of power, studying the unexpected closing of the exhibition El Tercer Mundo by MAx Provenzano in Museo de Arte Valencia –Venezuela, 2015 – and the untimely closing of the exhibition Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira in Santander Cultural – Brazil, 2017 –. Analysis of Discourse (MOREIRA, 2011; ORLANDI, 2001) and Multimodality (BEZEMER; JEWITT, 2010) allowed to observe the images, testimonies and texts that work as memory vehicles of subterranean memory (POLLAK, 1989) interacting against censor mechanisms that maintain the subaltern and invisibility.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectMemória subterrâneapt_BR
dc.subjectExposição museológicapt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subjectSubterranean memorypt_BR
dc.subjectMuseological exhibitionpt_BR
dc.titleCensura das memórias subterrâneas nos museus de arte: Exposições El Tercer Mundo e Queermuseupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7998834609008359pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8353630757343720pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zamperetti, Maristani Polidori
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8058990518394490pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação analisa a censura das memórias subterrâneas nas exposições de arte contemporânea como prática discursiva que determina o controle da memória cultural através de cerceamentos e conflitos de poder, estudando o fechamento inesperado da exposição El Tercer Mundo de MAx Provenzano no Museo de Arte Valencia – Venezuela, 2015 – e o fechamento inoportuno da exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira no Santander Cultural –Brasil, 2017 –. A Análise de Discurso (MOREIRA, 2011; ORLANDI, 2001) e a Multimodalidade (BEZEMER; JEWITT, 2010) permitiram a observação de imagens, depoimentos e textos que agem como veículos da memória subterrânea (POLLAK, 1989), interagindo contra mecanismos censórios que perpetuam a subalternidade e invisibilidade.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Daniel Maurício Viana de


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem