Entre o projeto e o uso: as disputas sobre as formas de habitar o mercado público de Jaguarão/RS
Resumo
O patrimônio edificado representa um suporte de memória que guarda aspectos representativos da história de um grupo ou nação. Assim, mercados públicos são patrimônios culturais, especialmente por aquilo que representam. Com a requalificação do mercado público de Jaguarão/RS, houve uma modificação expressiva nas formas de uso desse espaço. Os mercados públicos são lugares de trocas, não apenas de mercadorias como também de experiências, de conhecimento, lugares de convívio social, de produzir encontros. O objetivo desta pesquisa é analisar de que forma o citadino reivindica o acesso ao mercado público de Jaguarão/RS, tendo em vista que seus “novos” usos foram pensados para atender primeiramente aos transeuntes. Para se chegar ao mercado restaurado foi um longo e conflituoso processo, que se inicia com a maneira como foram retirados os antigos permissionários do mercado. Após restaurado outros conflitos marcam as formas de ocupação do espaço, que ora está vazio durante o dia e ocupado durante a noite e ora está ocupado durante o dia e vazio durante a noite. Uma outra forma de reivindicar o espaço, é a criação de uma feira da agricultura, que inicia do lado de fora do mercado, mas ganha espaço do lado de dentro, e se situa no pátio. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizada uma metodologia múltipla, contando com observação participante, conversa presencial, conversa online, observação em redes sociais.
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