dc.creator | Erdmann, Evanir | |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T19:43:57Z | |
dc.date.available | 2022-11-28T19:43:57Z | |
dc.date.issued | 2022-03-11 | |
dc.identifier.citation | ERDMANN, Evanir, Da Aritmética à Geometria : a educação do olhar entre aprendizagens lúdicas e fotográficas. Orientadora: Rosária Ilgenfritz Sperotto. 2022. 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8801 | |
dc.description.abstract | This dissertation is part of the Methodological Strategies and Educational Resources for the Teaching of Science and Mathematics research line, from the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching - Professional Master's - UFPel. The objectives of this study are: to use Active Methodologies and Creative Learning as teaching and learning resources; to provide students with access to pedagogical tools that enable the perception of geometry in their daily lives; to verify if the photographic capture carried out by the students demonstrates the contents studied; to build a digital book presenting the research accomplished. The theoretical foundation refers to the geometry teaching and learning, permeated by the use of concrete materials and digital photographs, having as a didactic pedagogical focus the look education. This is a qualitative research that began in 2019, carried out at the Sady Hammes Municipal Elementary School, located in the rural area of the São Lourenço do Sul/RS municipality, with 27 students from the 6th year of Elementary School. From the interpretative analysis of the data, we found that learning conditions were created, starting from visual literacy, concrete objects manipulation and perception/appropriation of geometry concepts through Mathematics learning playful experiences. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem criativa | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Educação do olhar | pt_BR |
dc.subject | Active methodology | pt_BR |
dc.subject | Creative learning | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Look education | pt_BR |
dc.title | Da aritmética à geometria: a educação do olhar entre aprendizagens lúdicas e fotográficas | pt_BR |
dc.title.alternative | From Arithmetic to Geometry: the look education between playful and photographic learning | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2291608396097129 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1436864977165746 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional – UFPel. Os objetivos desse estudo são: utilizar a Metodologias Ativas e Aprendizagem Criativa como recursos de ensino e aprendizagem; oportunizar aos alunos o acesso a instrumentos pedagógicos que possibilitem a percepção da geometria em seu cotidiano; constatar se a captura fotográfica realizada pelos alunos demonstra os conteúdos estudados; construir um livro digital apresentando a investigação realizada. A fundamentação teórica refere-se ao ensino e aprendizagem da geometria permeado pelo uso de materiais concretos e de fotografias digitais, tendo como enfoque didático pedagógico a educação do olhar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve início no ano de 2019, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sady Hammes, localizada na zona rural do município de São Lourenço do Sul/RS, com 27 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise interpretativa dos dados, constatamos que foram criadas condições de aprendizagem, partindo da alfabetização visual, manipulação de objetos concreto e percepção/apropriação de conceitos de geometria por meio de experiências lúdicas de aprendizagem Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sperotto, Rosária Ilgenfritz | |