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dc.creatorGocks, Cintia
dc.date.accessioned2022-11-28T19:43:39Z
dc.date.available2022-11-28T19:43:39Z
dc.date.issued2021-06-17
dc.identifier.citationGOCKS, Cintia. Vicissitudes do brincar e do aprender em uma escola rural do 4º distrito de Pelotas/RS - Brasil. Orientadora: Rosária Ilgenfritz Sperotto. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino da Ciência e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8800
dc.description.abstractThe aim of this study for a Master of Science dissertation in the field of technologies used in the Education of Methodological Strategies and Resources for Science and Maths at UFPel Post-Graduate Program in Science and Maths Education, is to research the role of playing in child education in rural schools during the covid-19 pandemic times in Pelotas-RS-Brazil. The main assumption is that playing helps developing affective, psychomotor, cognitive and social abilities as well as the use of imagination in learning. The qualitative investigation was carried out at Waldemar Denzer Low Public School with children between 4 and 6 years old. The factors investigated were what games were played and who were playing them in children's day to day routine and how these were integrated to the practice of remote teaching methods. The data was collected through the use of interviews with parents inquiring about indoors and outdoors games, activities, and toy building based on Bogdan&Biklen (1994) theory. Social historical theories, especially Vygotsky's and Leontiev's were used to support the data analysis gathered. Pomerana and Quilombola traditional games and habits were observed to play a role in the integration of the children to their parents during the activities. Finally, we could also conclude this particular community that was investigated provided us with interesting further research topics on how to integrate the community to the school. A book was produced as a result of the investigation displaying games that can be used as a useful educational guide for parents, teachers, educators and researchers that are interested in exploring the role of playing in school education.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectZona ruralpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.titleVicissitudes do brincar e do aprender em uma escola rural do 4º distrito de Pelotas/RS - Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1151135277208528pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1436864977165746pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Tecnologias na Educação de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), ocupa-se do tema “Brincadeiras entre Crianças da Educação Infantil da Zona Rural, em Tempos de Pandemia COVID-19, em Pelotas - RS, Brasil, a partir da concepção de que o brincar desenvolve habilidades afetivas, psicomotoras, cognitivas, a sociabilidade e a imaginação. A investigação foi realizada com crianças de quatro a seis anos de idade, alunos da Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Denzer. A indagação da pesquisa gira em torno de como as crianças brincam em seu dia a dia e com quem, objetivando integrar os hábitos do brincar com a prática docente na modalidade do ensino remoto, no contexto da pandemia. A investigação é de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas realizadas com os pais das crianças (as quais giraram em torno do modo de brincar, invenções de brincadeiras, espaços abertos ou fechados, construções de brinquedos), com base em Bogdan e Biklen (1994). A teoria Sócio-Histórica, em especial as contribuições de Vygotsky e Leontiev, serviram para sustentar as análises dos dados coletados. Constatou-se a integração da família nas brincadeiras com seus filhos e a preservação de hábitos e costumes próprios da cultura pomerana e quilombola. Como considerações finais, destacamos que a comunidade investigada fornece pistas significativas de integração educativa entre comunidade e escola. Como produto educacional, elaborou-se um livro sobre brincadeiras que pode ser utilizado como guia educacional aos familiares e professores da escola, além de apoiar outros educadores e pesquisadores em sua exploração por brincadeiras na escola.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Sperotto, Rosária Ilgenfritz


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