dc.creator | Martins, Marcos Aurélio da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T12:26:19Z | |
dc.date.available | 2022-11-16 | |
dc.date.available | 2022-11-16T12:26:19Z | |
dc.date.issued | 2022-08-22 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Marcos Aurélio da Silva. Scape Book de Frações: possibilidades e desafios do seu uso em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8796 | |
dc.description.abstract | This qualitative research is defined as an action research and its question is
“What are the possibilities and challenges of using the Fractions Scape Book in
a 6th grade group in Elementary School?”. To answer to this, the objective of
the research was to analyze, based on the students' productions, how the
Fractions Scape Book contributed to the understanding of the concept of
fractions. The research subjects are students from the 6th grade group in
Elementary School from a private school in Pelotas, RS. The text goes through
a discussion about game theory in which Huizinga (2019) was used as the main
reference. In addition, studies in the field of Neuroscience applied to
Mathematics Education are discussed. We find in Boaler (2018; 2019; 2020)
important considerations that were fundamental for the construction of the
proposed Scape Book, which has three general ideas: the concepts of Fixed
Mindset and Growth Mindset, the importance of mistakes and a
Multidimensional approach. For the production and collection of data, the Scape
Book was fully applied to the 20 students in the class during 12 meetings,
between February and March of this year. The finalization was made from the
production of the Paper Diamond in a single meeting in April. Thus, the
research data are the records made in each student's own Scape Book, in
addition to the researcher's Field Diary. The data analysis was performed using
Content Analysis, considering the steps described by Bardin (2016). The
question on page nine of the Scape Book was analyzed in comparison with
each student's Paper Diamond, resulting in three categories of analysis:
Classroom, Home and Food. As a result of the research we can mainly see the
significant progress of students in different ways of representing the same
problem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Scape Book | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Multidimensionalidade | pt_BR |
dc.subject | Fração | pt_BR |
dc.subject | Anos finais - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Math teaching | pt_BR |
dc.subject | Multidimensionality | pt_BR |
dc.subject | Fraction | pt_BR |
dc.subject | Final years of Elementary School | pt_BR |
dc.title | Scape Book de Frações: possibilidades e desafios do seu uso em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.title.alternative | Fractions Scape Book: possibilities and challenges from its usage in a 6th grade group in Elementary School. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3741138930329272 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5437896504110766 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como uma pesquisa-ação
e tem como questão “Quais as possibilidades e desafios do uso do Scape Book
de Frações em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental?”. Para
responder à questão o objetivo da pesquisa foi analisar, a partir das produções
dos alunos, como o Scape Book de Frações contribuiu para o entendimento do
conceito de frações. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 6º ano do Ensino
Fundamental de uma escola da rede privada de Pelotas, RS. O texto perpassa
por uma discussão a respeito da teoria de jogos na qual utilizou-se como
referencial principal Huizinga (2019). Além disso, discutem-se os estudos do
campo da Neurociência aplicados à Educação Matemática. Encontramos em
Boaler (2018; 2019; 2020) considerações importantes e que foram
fundamentais para a construção do Scape Book proposto, que tem três ideias
gerais: os conceitos de Mentalidade Fixa e Mentalidade de Crescimento, a
importância dos erros e uma abordagem Multidimensional. Para a produção e
coleta de dados o Scape Book foi aplicado na íntegra aos 20 alunos da turma,
num total de 12 encontros, entre fevereiro e março deste ano. A finalização foi
feita a partir da produção do Diamante de Papel, em um único encontro no mês
de abril. Assim, os dados da pesquisa são os registros feitos no próprio Scape
Book de cada aluno, além do Diário de Campo do pesquisador. A análise dos
dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo, considerando as etapas
descritas por Bardin (2016). Foi analisada a questão da página nove do Scape
Book, em comparação com o Diamante de Papel de cada estudante,
resultando em três categorias de análise: Sala de Aula, Casa e Alimentação.
Como resultados da pesquisa podemos perceber principalmente o avanço
significativo dos alunos nas diferentes formas de representar um mesmo
problema. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grützmann, Thaís Philipsen | |