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dc.creatorMartins, Marcos Aurélio da Silva
dc.date.accessioned2022-11-16T12:26:19Z
dc.date.available2022-11-16
dc.date.available2022-11-16T12:26:19Z
dc.date.issued2022-08-22
dc.identifier.citationMARTINS, Marcos Aurélio da Silva. Scape Book de Frações: possibilidades e desafios do seu uso em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8796
dc.description.abstractThis qualitative research is defined as an action research and its question is “What are the possibilities and challenges of using the Fractions Scape Book in a 6th grade group in Elementary School?”. To answer to this, the objective of the research was to analyze, based on the students' productions, how the Fractions Scape Book contributed to the understanding of the concept of fractions. The research subjects are students from the 6th grade group in Elementary School from a private school in Pelotas, RS. The text goes through a discussion about game theory in which Huizinga (2019) was used as the main reference. In addition, studies in the field of Neuroscience applied to Mathematics Education are discussed. We find in Boaler (2018; 2019; 2020) important considerations that were fundamental for the construction of the proposed Scape Book, which has three general ideas: the concepts of Fixed Mindset and Growth Mindset, the importance of mistakes and a Multidimensional approach. For the production and collection of data, the Scape Book was fully applied to the 20 students in the class during 12 meetings, between February and March of this year. The finalization was made from the production of the Paper Diamond in a single meeting in April. Thus, the research data are the records made in each student's own Scape Book, in addition to the researcher's Field Diary. The data analysis was performed using Content Analysis, considering the steps described by Bardin (2016). The question on page nine of the Scape Book was analyzed in comparison with each student's Paper Diamond, resulting in three categories of analysis: Classroom, Home and Food. As a result of the research we can mainly see the significant progress of students in different ways of representing the same problem.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectScape Bookpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMultidimensionalidadept_BR
dc.subjectFraçãopt_BR
dc.subjectAnos finais - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMath teachingpt_BR
dc.subjectMultidimensionalitypt_BR
dc.subjectFractionpt_BR
dc.subjectFinal years of Elementary Schoolpt_BR
dc.titleScape Book de Frações: possibilidades e desafios do seu uso em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeFractions Scape Book: possibilities and challenges from its usage in a 6th grade group in Elementary School.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3741138930329272pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5437896504110766pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como uma pesquisa-ação e tem como questão “Quais as possibilidades e desafios do uso do Scape Book de Frações em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental?”. Para responder à questão o objetivo da pesquisa foi analisar, a partir das produções dos alunos, como o Scape Book de Frações contribuiu para o entendimento do conceito de frações. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Pelotas, RS. O texto perpassa por uma discussão a respeito da teoria de jogos na qual utilizou-se como referencial principal Huizinga (2019). Além disso, discutem-se os estudos do campo da Neurociência aplicados à Educação Matemática. Encontramos em Boaler (2018; 2019; 2020) considerações importantes e que foram fundamentais para a construção do Scape Book proposto, que tem três ideias gerais: os conceitos de Mentalidade Fixa e Mentalidade de Crescimento, a importância dos erros e uma abordagem Multidimensional. Para a produção e coleta de dados o Scape Book foi aplicado na íntegra aos 20 alunos da turma, num total de 12 encontros, entre fevereiro e março deste ano. A finalização foi feita a partir da produção do Diamante de Papel, em um único encontro no mês de abril. Assim, os dados da pesquisa são os registros feitos no próprio Scape Book de cada aluno, além do Diário de Campo do pesquisador. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo, considerando as etapas descritas por Bardin (2016). Foi analisada a questão da página nove do Scape Book, em comparação com o Diamante de Papel de cada estudante, resultando em três categorias de análise: Sala de Aula, Casa e Alimentação. Como resultados da pesquisa podemos perceber principalmente o avanço significativo dos alunos nas diferentes formas de representar um mesmo problema.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Grützmann, Thaís Philipsen


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