Show simple item record

dc.creatorVargas, Alexandre Xavier
dc.date.accessioned2022-11-09T13:29:45Z
dc.date.available2022-11-09T13:29:45Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.citationVARGAS, Alexandre Xavier. Ética e condições de objetividade em Hilary Putnam. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8783
dc.description.abstractBeginning from a reconstruction of part of the history of ethics, Hilary Putnam argues in favor that the complex relation between normativity and descriptions of the world suggests that these notions do not allow for an entirely separate treatment. Consequently, he rejects the conclusion, defended by logical positivists, that the discussion of ethical issues would fall outside the field of rational discussion, thereby taking an important step in the defense of ethical judgments discussed objectively. The thesis supported by this author that, in practice, there is a phenomenon of entanglement between facts and values opens the way for the possibility of a more flexible understanding of the very concept of objectivity in ethics. However, a solid foundation of the idea of objective validity for ethical discourse still requires a broad understanding of objectivity in general. Putnam proposes the notion of objectivity without objects, which holds that the concept of objectivity does not necessarily depend on the correspondence or description of any objects, be they physical objects or intangible entities. Rather, objectivity without objects holds that objective validity refers to a "body of beliefs and concepts and conceptual connections that we accept." This understanding holds that we always reason from within a body of beliefs and concepts, with a standard of correction that involves conceptual connections compatible with a coherent picture of the world being decisive for the justification of the objective validity of an ethical (or other type) sentence. Such image is based on the current state of our knowledge in several areas, although this knowledge is always conceived fallibillistically. Throughout this work, we argue that, once combined with the rejection of a fundamental fact/value dichotomy, the notion of objectivity without objects can fulfill the role of general understanding about objectivity and, therefore, contributes to a grounding project of objective validity conditions for ethical discourse. We argue that the combination of these elements allows the support of a conception of ethics centered on practical problems, which leave aside ontologically inflated considerations, so that ethical problems can be understood, in general, as problems that presuppose a time and a place. In a sense, they are problems that are always connected to a certain context. We argue that such a conception of ethical problems does not depart from general criteria of correctness and truth, allowing for a discourse capable of sustaining legitimate claims to objective validity for ethical sentences and the possibility of revision mechanisms over time due to its fallibillist aspect.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHilary Putnampt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPragmatismopt_BR
dc.subjectDicotomia Fato/Valorpt_BR
dc.subjectObjetividade sem Objetospt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectPragmatismpt_BR
dc.subjectFact/Value Dichotomypt_BR
dc.subjectObjectivity without Objectspt_BR
dc.titleÉtica e condições de objetividade em Hilary Putnampt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3465512920210956pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3056277862547671pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma reconstrução de parte da história da ética, Hilary Putnam argumenta em favor de que a complexa relação entre normatividade e descrição do mundo sugere que estas noções não permitem um tratamento inteiramente separado. Consequentemente, ele rejeita a conclusão, defendida pelos positivistas lógicos, de que a discussão de questões éticas se encontraria fora do campo da discussão racional, dando com isso um passo importante na defesa de que juízos éticos podem ser discutidos objetivamente. A tese sustentada por este autor de que se verifica, na prática, um fenômeno de entrelaçamento entre fatos e valores abre caminho para a possibilidade de uma compreensão mais flexível do próprio conceito de objetividade na ética. Todavia, uma fundamentação sólida da ideia de validade objetiva para o discurso ético requer, ainda, uma compreensão ampla acerca da objetividade em geral. Putnam propõe a noção de objetividade sem objetos, que sustenta que o conceito de objetividade não depende necessariamente da correspondência ou descrição de quaisquer objetos, sejam eles objetos físicos ou entidades intangíveis. Em vez disso, a objetividade sem objetos sustenta que a validade objetiva toma como referência um “corpo de crenças, conceitos e conexões conceituais que nós aceitamos”. Esta concepção sustenta que nós sempre raciocinamos a partir de um corpo de crenças e conceitos, sendo decisivo para a justificação da validade objetiva de uma sentença ética (ou de outro tipo) um padrão de correção que envolva conexões conceituais compatíveis com uma imagem coerente do mundo. Tal imagem toma por base o estado atual de nossos conhecimentos em diversas áreas, embora estes conhecimentos sejam sempre concebidos falibilisticamente. Ao longo do presente trabalho, argumentamos que, uma vez combinada com a rejeição de uma dicotomia fundamental entre fatos e valores, a noção de objetividade sem objetos pode cumprir o papel de compreensão geral acerca da objetividade e, portanto, contribui para um projeto de fundamentação de condições de validade objetiva para o discurso ético. Defendemos que a coordenação desses elementos permite o suporte a uma concepção de ética centrada em problemas práticos, que deixam de lado considerações ontologicamente inflacionadas, de modo que os problemas éticos podem ser, em geral, compreendidos como problemas que pressupõem um tempo e um lugar. Em certo sentido, eles são problemas que estão sempre conectados a um determinado contexto. Nós argumentamos que tal concepção dos problemas éticos não se afasta de critérios gerais de correção e verdade, permitindo um discurso capaz de sustentar pretensões legítimas de validade objetiva para sentenças éticas e a possibilidade de mecanismos de revisão ao longo do tempo devido ao seu aspecto falibilista.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Chagas, Flávia Carvalho


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record