dc.creator | Silva, José Artur Ramos da | |
dc.date.accessioned | 2022-11-07T14:38:32Z | |
dc.date.available | 2022-11-07 | |
dc.date.available | 2022-11-07T14:38:32Z | |
dc.date.issued | 2012-03-10 | |
dc.identifier.citation | SILVA, José Artur Ramos da. Casquilhos à base de prata para aplicação em motores veiculares à combustão interna. 2012. 41 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8765 | |
dc.description.abstract | The objective of this research was to develop a new alloy silver-based bushings for
internal combustion engines, applied in bearings hydrodynamically supported. Thus,
theoretical frameworks were articulated for provide a better understanding of alloys,
mechanical tests for characterization of silver alloys with copper, lead and tin. These
provided comparative to determine which had the best performance as antifriction alloy.
Among the analyzed alloys that outperformed the silver was 995 (99.5 % silver with 0.5
copper). Although silver 995 present higher cost, gain efficiency compared to currently
used materials and minimize impacts to humans and the environment, outweigh and
justify their application and use. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de Materiais | pt_BR |
dc.subject | Materiais nanoestruturados | pt_BR |
dc.subject | Liga metálica | pt_BR |
dc.subject | Prata 995 | pt_BR |
dc.title | Casquilhos à base de prata para aplicação em motores veiculares à combustão interna. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1086649466907156 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2853098230406981 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma nova liga metálica à base de prata
para casquilhos de motores à combustão interna, aplicados em mancais hidrodinâmi-camente sustentados. Para tanto, foram articulados referenciais teóricos que propici-aram uma melhor compreensão das ligas metálicas, ensaios mecânicos para carac-terização das ligas de prata com cobre, chumbo e estanho, propiciando comparativos
para determinar qual das situações teve o melhor desempenho como liga antifricção.
Dentre as ligas analisadas, a que demonstrou desempenho superior foi a prata 995
(99,5% de prata com 0,5 de cobre). Embora a prata 995 apresente custo mais elevado,
o ganho de eficiência em relação aos materiais atualmente utilizados e a minimização
dos impactos ao homem e ao meio ambiente, compensam e justificam sua aplicação
e utilização. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Tecnológico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cava, Sergio da Silva | |