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dc.creatorSilva, José Artur Ramos da
dc.date.accessioned2022-11-07T14:38:32Z
dc.date.available2022-11-07
dc.date.available2022-11-07T14:38:32Z
dc.date.issued2012-03-10
dc.identifier.citationSILVA, José Artur Ramos da. Casquilhos à base de prata para aplicação em motores veiculares à combustão interna. 2012. 41 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8765
dc.description.abstractThe objective of this research was to develop a new alloy silver-based bushings for internal combustion engines, applied in bearings hydrodynamically supported. Thus, theoretical frameworks were articulated for provide a better understanding of alloys, mechanical tests for characterization of silver alloys with copper, lead and tin. These provided comparative to determine which had the best performance as antifriction alloy. Among the analyzed alloys that outperformed the silver was 995 (99.5 % silver with 0.5 copper). Although silver 995 present higher cost, gain efficiency compared to currently used materials and minimize impacts to humans and the environment, outweigh and justify their application and use.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEngenharia de Materiaispt_BR
dc.subjectMateriais nanoestruturadospt_BR
dc.subjectLiga metálicapt_BR
dc.subjectPrata 995pt_BR
dc.titleCasquilhos à base de prata para aplicação em motores veiculares à combustão interna.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1086649466907156pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2853098230406981pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma nova liga metálica à base de prata para casquilhos de motores à combustão interna, aplicados em mancais hidrodinâmi-camente sustentados. Para tanto, foram articulados referenciais teóricos que propici-aram uma melhor compreensão das ligas metálicas, ensaios mecânicos para carac-terização das ligas de prata com cobre, chumbo e estanho, propiciando comparativos para determinar qual das situações teve o melhor desempenho como liga antifricção. Dentre as ligas analisadas, a que demonstrou desempenho superior foi a prata 995 (99,5% de prata com 0,5 de cobre). Embora a prata 995 apresente custo mais elevado, o ganho de eficiência em relação aos materiais atualmente utilizados e a minimização dos impactos ao homem e ao meio ambiente, compensam e justificam sua aplicação e utilização.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cava, Sergio da Silva


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