Contribuições de um curso na modalidade EAD no processo de formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais
Resumo
A presente dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional, na Universidade Federal de Pelotas, teve por objetivo geral analisar as contribuições de um curso de formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais, a partir das avaliações que esses professores realizaram do curso. A pesquisa teve origem na oferta do "Curso Ensino de Matemática nos anos iniciais - Formação Continuada de professores", uma ação do projeto de extensão cadastrado junto a Universidade Federal de Pelotas, "Discutindo Metodologias para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais", cujo público alvo principal foram professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais - PEM. Esse curso foi organizado e oferecido pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática com Ênfase nos Anos Iniciais (GEEMAI) da Universidade Federal de Pelotas, voltado inicialmente para os professores da rede pública da cidade de Pelotas e região e para os alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPEL, atingindo, ao final, sujeitos de diferentes estados brasileiros. Devido a pandemia da COVID-19, o curso foi oferecido no MOODLE institucional da UFPel, totalmente no formato remoto. Participaram do curso 268 professores, sendo que desses, 145 responderam à pesquisa de avaliação proposta ao final do curso aceitando participar do estudo. Dos 145 professores, 82 tinham formação em Pedagogia e/ou Curso Normal e atuavam nos anos iniciais, sendo selecionados para participar do estudo, configurando-se, assim, como os sujeitos da pesquisa. A análise das respostas ao Formulário Google “Avaliação do Curso de Formação Continuada”, foi realizada por meio da leitura atenta e repetida das respostas dos participantes, no intuito de identificar as contribuições do curso, numa análise individual ou agrupada das questões que compuseram o formulário, em diálogo interpretativo da autora com as respostas dos sujeitos e os autores de referência, o que permitiu construir as seguintes considerações: o curso de formação continuada na modalidade EAD trouxe importantes contribuições aos professores que ensinam matemática, principalmente nesse período pandêmico, em virtude da COVID-19. Durante o curso, os professores puderam ampliar, repensar e qualificar suas práticas docentes, compartilhando com seus pares suas experiências e conhecimentos, desconstruindo mitos e lendas, sanando dúvidas e inseguranças sobre a Matemática procurando tornar seu estudo significativo e prazeroso tanto para quem aprende quanto para quem ensina. Os professores indicam ter compreendido as potencialidades da EaD para a formação continuada, reconhecerem os limites de sua formação inicial em Matemática, ressignificarem as possibilidades de uso dos materiais didáticos estudados. Finalmente, cabe destacar como contribuições do curso, a mudança de postura frente à Matemática, pois muitos professores iniciaram o curso com diversos receios e ansiedades que, ao longo das atividades, foram sendo substituídas pela compreensão de conceitos e/ou metodologias que levou a uma aproximação com esse campo de conhecimento. nos informantes ante suas verbalizações foram a Aprendizagem Significativa Conceitual e a Aprendizagem Significativa Proposicional e em menor medida, no início da explicitação dos conteúdos identificou-se características do tipo Aprendizagem Significativa Representacional.
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