Mostrar registro simples

dc.creatorHauenstein, Débora Marília
dc.date.accessioned2022-09-23T20:47:07Z
dc.date.available2022-09-23
dc.date.available2022-09-23T20:47:07Z
dc.date.issued2022-08-23
dc.identifier.citationHAUENSTEIN, Débora Marília. Ensino da Geometria Analítica Auxiliado pela Geometria computacional: Uma sequência didática desenvolvida com o uso do GeoGebra. Orientador: André Luis Andrejew Ferreira. 2022. 127 f. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Profissional. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8699
dc.description.abstractThe present research aims to develop, apply and analyze a didactic practice using information and communication technology resources, with the help of GeoGebra software and computational geometry topics, to identify elements that can contribute to the improvement of performance indices, and understanding of the learning difficulties, of students enrolled in the discipline Analytical Geometry of Higher Education. The theoretical framework was based on the identification of students' learning difficulties in relation to content and on how educational technologies could contribute to their teaching, emphasizing computational geometry resources and experiences using GeoGebra. The investigation is of a qualitative nature, anchored in documental research through bibliographic reviews that support the learning issues and teaching strategies used in the production of a didactic sequence. A study is also carried out that involves the application of this product with research subjects from the Mathematics Degree course who are studying Analytical Geometry at a Federal Institute located in Rio Grande do Sul. In carrying out the research, lists of exercises with discursive and objective questions were used as instruments for data collection, as well as constructions developed with GeoGebra throughout the classes. The results point to an increase in the delivery of student activities and the awakening of interest in the use of computing resources in the classroom. The practice shows evidence that it can qualify the content teaching process, making it dynamic and participatory for the student, providing freedom and critical thinking when solving mathematical issues of Analytical Geometry. At the end, we indicate some possible future works that can continue the study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectGeometria computacionalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAnalytical Geometrypt_BR
dc.subjectAnalytical Geometrypt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.titleEnsino de geometria analítica auxiliado pela geometria computacional : uma sequência didática desenvolvida com o uso do geogebrapt_BR
dc.title.alternativeTeaching analytical geometry aided by computational geometry: a didactic sequence developed using geoGebrapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3461042376308753pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0257799779736390pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva desenvolver, aplicar e analisar uma prática didática utilizando recursos da tecnologia da informação e comunicação, com auxílio do software GeoGebra e de tópicos da geometria computacional, para identificar elementos que possam contribuir para a melhoria dos índices de desempenho, e entendimento das dificuldades de aprendizagem, dos discentes matriculados na disciplina Geometria Analítica do Ensino Superior. O referencial teórico foi baseado na identificação de dificuldades de aprendizagem de estudantes em relação a conteúdos e em como as tecnologias educacionais poderiam contribuir para seu ensino, dando ênfase para recursos da geometria computacional e para experiências que usam o GeoGebra. A investigação é de cunho qualitativo, ancorada na pesquisa documental por meio de revisões bibliográficas que fundamentam as problemáticas de aprendizagem e as estratégias de ensino utilizadas na produção de uma sequência didática. Também realiza-se um estudo que envolve a aplicação desse produto com sujeitos de pesquisa do curso de graduação de Licenciatura em Matemática que estão cursando a disciplina Geometria Analítica em um Instituto Federal situado no Rio Grande do Sul. Na execução da pesquisa foram utilizados como instrumentos para coleta de dados listas de exercícios com questões discursivas e objetivas, além de construções elaboradas com o GeoGebra ao longo das aulas. Os resultados apontam um aumento na entrega de atividades dos estudantes e o despertar do interesse frente ao uso dos recursos computacionais em sala de aula. A prática apresenta indícios de que pode qualificar o processo de ensino dos conteúdos, tornando-o dinâmico e participativo para o estudante, proporcionando liberdade e pensamento crítico ao solucionar questões matemáticas da Geometria Analítica. Ao fim, indicamos alguns possíveis trabalhos futuros que podem dar continuidade ao estudo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesHAUENSTEIN, Débora Marília. Ensino da Geometria Analítica Auxiliado pela Geometria Computacional: Uma sequência didática desenvolvida com o uso do GeoGebra. Orientador: André Luis Andrejew Ferreira. 2022. 127 f. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Profissional. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, André Luis Andrejew


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples