dc.creator | Hauenstein, Débora Marília | |
dc.date.accessioned | 2022-09-23T20:47:07Z | |
dc.date.available | 2022-09-23 | |
dc.date.available | 2022-09-23T20:47:07Z | |
dc.date.issued | 2022-08-23 | |
dc.identifier.citation | HAUENSTEIN, Débora Marília. Ensino da Geometria Analítica Auxiliado pela Geometria computacional: Uma sequência didática desenvolvida com o uso do GeoGebra. Orientador: André Luis Andrejew Ferreira. 2022. 127 f. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Profissional. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8699 | |
dc.description.abstract | The present research aims to develop, apply and analyze a didactic practice using information and communication technology resources, with the help of GeoGebra software and computational geometry topics, to identify elements that can contribute to the improvement of performance indices, and understanding of the learning difficulties, of students enrolled in the discipline Analytical Geometry of Higher Education. The theoretical framework was based on the identification of students' learning difficulties in relation to content and on how educational technologies could contribute to their teaching, emphasizing computational geometry resources and experiences using GeoGebra. The investigation is of a qualitative nature, anchored in documental research through bibliographic reviews that support the learning issues and teaching strategies used in the production of a didactic sequence. A study is also
carried out that involves the application of this product with research subjects from the Mathematics Degree course who are studying Analytical Geometry at a Federal Institute located in Rio Grande do Sul. In carrying out the research, lists of exercises with discursive and objective questions were used as instruments for data collection, as well as constructions developed with GeoGebra throughout the classes. The results point to an increase in the delivery of student activities and the awakening of
interest in the use of computing resources in the classroom. The practice shows evidence that it can qualify the content teaching process, making it dynamic and participatory for the student, providing freedom and critical thinking when solving mathematical issues of Analytical Geometry. At the end, we indicate some possible future works that can continue the study. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Geometria analítica | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Geometria computacional | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Analytical Geometry | pt_BR |
dc.subject | Analytical Geometry | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequence | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.title | Ensino de geometria analítica auxiliado pela geometria computacional : uma sequência didática desenvolvida com o uso do geogebra | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching analytical geometry aided by computational geometry: a didactic sequence developed using geoGebra | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3461042376308753 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0257799779736390 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetiva desenvolver, aplicar e analisar uma prática didática utilizando recursos da tecnologia da informação e comunicação, com auxílio do software GeoGebra e de tópicos da geometria computacional, para identificar elementos que possam contribuir para a melhoria dos índices de desempenho, e entendimento das dificuldades de aprendizagem, dos discentes matriculados na
disciplina Geometria Analítica do Ensino Superior. O referencial teórico foi baseado na identificação de dificuldades de aprendizagem de estudantes em relação a conteúdos e em como as tecnologias educacionais poderiam contribuir para seu ensino, dando ênfase para recursos da geometria computacional e para experiências que usam o GeoGebra. A investigação é de cunho qualitativo,
ancorada na pesquisa documental por meio de revisões bibliográficas que fundamentam as problemáticas de aprendizagem e as estratégias de ensino utilizadas na produção de uma sequência didática. Também realiza-se um estudo que envolve a aplicação desse produto com sujeitos de pesquisa do curso de graduação de Licenciatura em Matemática que estão cursando a disciplina
Geometria Analítica em um Instituto Federal situado no Rio Grande do Sul. Na execução da pesquisa foram utilizados como instrumentos para coleta de dados listas de exercícios com questões discursivas e objetivas, além de construções elaboradas com o GeoGebra ao longo das aulas. Os resultados apontam um aumento na entrega de atividades dos estudantes e o despertar do interesse frente
ao uso dos recursos computacionais em sala de aula. A prática apresenta indícios de que pode qualificar o processo de ensino dos conteúdos, tornando-o dinâmico e participativo para o estudante, proporcionando liberdade e pensamento crítico ao solucionar questões matemáticas da Geometria Analítica. Ao fim, indicamos alguns possíveis trabalhos futuros que podem dar continuidade ao estudo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | HAUENSTEIN, Débora Marília. Ensino da Geometria Analítica Auxiliado pela
Geometria Computacional: Uma sequência didática desenvolvida com o uso
do GeoGebra. Orientador: André Luis Andrejew Ferreira. 2022. 127 f. Dissertação.
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Profissional. Faculdade de
Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, André Luis Andrejew | |