dc.creator | Almeida, Lílian Borges | |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T18:35:36Z | |
dc.date.available | 2022-09-14 | |
dc.date.available | 2022-09-14T18:35:36Z | |
dc.date.issued | 2012-03-01 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Lílian Borges. Poética em arquitetura. O arquiteto e as tendências: a obra de Louis Kahn no século XX. 2012. 316 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8666 | |
dc.description.abstract | The production of the architect Louis Isadore Kahn (1901-1974), as
evidenced in the teaching and discussion of architecture in the United States in the
second half of the Twentieth Century, allows the correlation between poetic’s trend
and poetic’s author in architecture. His projectual activity, located on the threshold
among the periods that the current historiography and criticism hesitate to classify
actually as Modern and Post-Modern Architecture, contrasts author and trend.
Modifications between the architectural trends of the Twentieth Century that indicate
moments of changes in the expression forms in art and architecture are studied.
These changes may occur in the same period or extrapolate its limits, characterizing
the development of another artistic trend, or even the highlight of an arti st into the
trend. The practice of an architect may or may not conform to the architectural trend
that includes him. The hypotheses are that: a) aesthetically tenses situations can
reveal transformations and variations in the architectural poetics, and b) considering
the Kahn's position in the history of architecture, his production assumes a poetic of
“author”. Constructed buildings of the last stage of his career will be analyzed. The
production of theorists, historians and critics of architecture are sources to this
analysis and to the examination of changes in architectural conception of the
architect and his projectual method, as dimensions of his poetic constitution. His own
theoretical texts were also be reviewed because expose his thoughts and speech .
Moreover, will be discussed underlying theories from projectual gestures that can
show the changing role of the individual artist in relation to a trend, or indicate his
position on it. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Louis Kahn | pt_BR |
dc.subject | Poéticas em arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Tendências arquitetônicas | pt_BR |
dc.subject | Século XX | pt_BR |
dc.subject | Poetics in architecture | pt_BR |
dc.subject | Architectural trends | pt_BR |
dc.subject | Twentieth Century | pt_BR |
dc.title | Poética em arquitetura. O arquiteto e as tendências: a obra de Louis Kahn no século XX. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9629547711625839 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6170072578686238 | pt_BR |
dc.description.resumo | A produção do arquiteto Louis Isadore Kahn (1901-1974), evidenciada no
ensino e no debate da arquitetura nos Estados Unidos na segunda metade do
século XX, permite correlacionar poéticas de tendências e poéticas de autor em
arquitetura. Sua atividade projetual, situada no limiar dos períodos que a
historiografia e a crítica atual hesitam em classificar taxivamente de Arquitetura
Moderna e Pós-Moderna, contrapõe autor e tendência. São abordadas mudanças
ocorridas entre as tendências arquitetônicas do século XX que indicam momentos
de alterações nas formas de expressão, na arte e na arquitetura. Essas
transformações podem ocorrer num mesmo período ou extrapolar seus limites,
caracterizando o desenvolvimento de outra tendência artística, ou ainda, o destaque
de um artista dentro da corrente. A prática de um arquiteto pode estar conforme ou
não com a tendência arquitetônica que o inclui. As hipóteses são que: a) situações
esteticamente tensas podem revelar transformações e variações poéticas na
arquitetura; e, b) considerando a posição de Kahn na história da arquitetura, que sua
produção pressupõe uma poética de “autor”. São analisadas obras construídas na
última fase de sua carreira. A produção de teóricos, historiadores e críticos da
arquitetura são fontes para essa análise e para a verificação de mudanças de
concepção arquitetônica do arquiteto e de seu método projetual, enquanto
dimensões da formação de sua poética. Seus próprios textos teóricos também foram
revisados, pois expõem seus pensamentos e seu discurso. Além disso, serão
abordadas teorias subjacentes aos atos projetuais que podem mostrar o papel
transformador do artista individual com relação a uma tendência, ou indicar seu
posicionamento nela. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick | |