Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Lílian Borges
dc.date.accessioned2022-09-14T18:35:36Z
dc.date.available2022-09-14
dc.date.available2022-09-14T18:35:36Z
dc.date.issued2012-03-01
dc.identifier.citationALMEIDA, Lílian Borges. Poética em arquitetura. O arquiteto e as tendências: a obra de Louis Kahn no século XX. 2012. 316 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8666
dc.description.abstractThe production of the architect Louis Isadore Kahn (1901-1974), as evidenced in the teaching and discussion of architecture in the United States in the second half of the Twentieth Century, allows the correlation between poetic’s trend and poetic’s author in architecture. His projectual activity, located on the threshold among the periods that the current historiography and criticism hesitate to classify actually as Modern and Post-Modern Architecture, contrasts author and trend. Modifications between the architectural trends of the Twentieth Century that indicate moments of changes in the expression forms in art and architecture are studied. These changes may occur in the same period or extrapolate its limits, characterizing the development of another artistic trend, or even the highlight of an arti st into the trend. The practice of an architect may or may not conform to the architectural trend that includes him. The hypotheses are that: a) aesthetically tenses situations can reveal transformations and variations in the architectural poetics, and b) considering the Kahn's position in the history of architecture, his production assumes a poetic of “author”. Constructed buildings of the last stage of his career will be analyzed. The production of theorists, historians and critics of architecture are sources to this analysis and to the examination of changes in architectural conception of the architect and his projectual method, as dimensions of his poetic constitution. His own theoretical texts were also be reviewed because expose his thoughts and speech . Moreover, will be discussed underlying theories from projectual gestures that can show the changing role of the individual artist in relation to a trend, or indicate his position on it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLouis Kahnpt_BR
dc.subjectPoéticas em arquiteturapt_BR
dc.subjectTendências arquitetônicaspt_BR
dc.subjectSéculo XXpt_BR
dc.subjectPoetics in architecturept_BR
dc.subjectArchitectural trendspt_BR
dc.subjectTwentieth Centurypt_BR
dc.titlePoética em arquitetura. O arquiteto e as tendências: a obra de Louis Kahn no século XX.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9629547711625839pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6170072578686238pt_BR
dc.description.resumoA produção do arquiteto Louis Isadore Kahn (1901-1974), evidenciada no ensino e no debate da arquitetura nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, permite correlacionar poéticas de tendências e poéticas de autor em arquitetura. Sua atividade projetual, situada no limiar dos períodos que a historiografia e a crítica atual hesitam em classificar taxivamente de Arquitetura Moderna e Pós-Moderna, contrapõe autor e tendência. São abordadas mudanças ocorridas entre as tendências arquitetônicas do século XX que indicam momentos de alterações nas formas de expressão, na arte e na arquitetura. Essas transformações podem ocorrer num mesmo período ou extrapolar seus limites, caracterizando o desenvolvimento de outra tendência artística, ou ainda, o destaque de um artista dentro da corrente. A prática de um arquiteto pode estar conforme ou não com a tendência arquitetônica que o inclui. As hipóteses são que: a) situações esteticamente tensas podem revelar transformações e variações poéticas na arquitetura; e, b) considerando a posição de Kahn na história da arquitetura, que sua produção pressupõe uma poética de “autor”. São analisadas obras construídas na última fase de sua carreira. A produção de teóricos, historiadores e críticos da arquitetura são fontes para essa análise e para a verificação de mudanças de concepção arquitetônica do arquiteto e de seu método projetual, enquanto dimensões da formação de sua poética. Seus próprios textos teóricos também foram revisados, pois expõem seus pensamentos e seu discurso. Além disso, serão abordadas teorias subjacentes aos atos projetuais que podem mostrar o papel transformador do artista individual com relação a uma tendência, ou indicar seu posicionamento nela.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples