| dc.creator | Rotta, Márcia Beatriz |  | 
| dc.date.accessioned | 2022-09-14T18:35:18Z |  | 
| dc.date.available | 2022-09-14 |  | 
| dc.date.available | 2022-09-14T18:35:18Z |  | 
| dc.date.issued | 2012-05-01 |  | 
| dc.identifier.citation | ROTTA, Márcia Beatriz. A qualidade do lugar na escola pública de periferia urbana: o caso da escola municipal de ensino fundamental Ferreira Vianna, Pelotas, RS. 2012. 200 f.  Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2012. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8665 |  | 
| dc.description.abstract | The present study approaches  the  issue  of quality school environment, especially in public 
schools  located in a suburban community,  through a  case study at the Municipal School of 
Basic Education Ferreira Vianna in the city of Pelotas, Brazil. The analysis is based on the 
importance of  the physical environment as  part of the educational process.  It aims at
deepening  and contributing  to the reflection on the quality of the  school  architecture when 
assessing  the school environment  quality  in terms  of technical, functional and behavioral
point of view, with emphasis  on  the environment  behavior relationship  established through 
the  user’s perception and expert evaluation. The  methodology approaches  the identification 
of environmental characteristics of a quality environment. Afterwards, it is  further 
examined through the application of  Post-Occupancy Evaluation-POE  methods and 
techniques.   Primary and Secondary researches are  carried out. The primary research 
consists of walkthrough, questionnaires, interviews and wish  poems, allowing a quality and 
quantitative approach.  Quantitative data were analyzed using SPSS (Statistical Package for 
Social Sciences) The result of the methods and techniques applied allowed to know 
the quality school environment, its strengths and weaknesses and understand the needs and 
values of different  users. It has been proposed recommendations through this 
knowledge to ensure more comfortable and proper to humans accommodations. | pt_BR | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR | 
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR | 
| dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR | 
| dc.subject | Avaliação pós-ocupação | pt_BR | 
| dc.subject | Qualidade ambiental | pt_BR | 
| dc.subject | School architecture | pt_BR | 
| dc.subject | Post-occupancy evaluatio | pt_BR | 
| dc.subject | Environmental quality | pt_BR | 
| dc.title | A qualidade do lugar na escola pública de periferia urbana: o caso da escola municipal de ensino fundamental Ferreira Vianna, Pelotas, RS. | pt_BR | 
| dc.title.alternative | The quality of place in public school in the suburban community: the case of municipal primary school, Ferreira Vianna, Pelotas, RS. | pt_BR | 
| dc.type | masterThesis | pt_BR | 
| dc.contributor.authorID |  | pt_BR | 
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3138921568674584 | pt_BR | 
| dc.contributor.advisorID |  | pt_BR | 
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7704750589872182 | pt_BR | 
| dc.description.resumo | O presente estudo aborda a questão da qualidade dos espaços escolares, principalmente na 
escola pública de periferia urbana  através  de um estudo de caso na Escola Municipal de 
Educação Fundamental Ferreira Vianna na cidade de Pelotas, RS, Brasil. A análise está 
fundamentada na importância do ambiente físico como parte integrante do processo 
educativo. Tem  como objetivo aprofundar e contribuir com a reflexão sobre a qualidade da 
arquitetura escolar ao analisar a qualidade do lugar  -  escola,  com a realização  de uma
avaliação do ambiente construído do ponto de vista  técnico-funcional e  comportamental, 
com ênfase na relação ambiente-comportamento estabelecida,  por meio  da percepção do 
usuário e da avaliação do especialista. A metodologia utilizada aborda a identificação das 
características adequadas a um ambiente com qualidade. Após é aprofundado o estudo com 
a  aplicação de métodos e técnicas da  Avaliação Pós-Ocupação,  APO. São realizados 
levantamentos primários e secundários, estes compostos  por  visita exploratória
(Walkthrough), aplicação de questionários, entrevistas e poema dos desejos, permitindo 
uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados quantitativos  são analisados através do 
programa estatístico  Statistical Package for Social Sciences  (SPSS).  O  resultado  dos 
métodos e técnicas aplicados permitiu conhecer a qualidade do lugar na escola, seus pontos
positivos e negativos e compreender as necessidades e valores dos diferentes usuários. Por 
meio  desse conhecimento  foram propostas  recomendações no sentido de garantia de um 
lugar mais confortável e adequado às necessidades humanas. | pt_BR | 
| dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR | 
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | Medvedovski, Nirce Saffer |  |