Mostrar el registro sencillo del ítem
A qualidade do lugar na escola pública de periferia urbana: o caso da escola municipal de ensino fundamental Ferreira Vianna, Pelotas, RS.
dc.creator | Rotta, Márcia Beatriz | |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T18:35:18Z | |
dc.date.available | 2022-09-14 | |
dc.date.available | 2022-09-14T18:35:18Z | |
dc.date.issued | 2012-05-01 | |
dc.identifier.citation | ROTTA, Márcia Beatriz. A qualidade do lugar na escola pública de periferia urbana: o caso da escola municipal de ensino fundamental Ferreira Vianna, Pelotas, RS. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8665 | |
dc.description.abstract | The present study approaches the issue of quality school environment, especially in public schools located in a suburban community, through a case study at the Municipal School of Basic Education Ferreira Vianna in the city of Pelotas, Brazil. The analysis is based on the importance of the physical environment as part of the educational process. It aims at deepening and contributing to the reflection on the quality of the school architecture when assessing the school environment quality in terms of technical, functional and behavioral point of view, with emphasis on the environment behavior relationship established through the user’s perception and expert evaluation. The methodology approaches the identification of environmental characteristics of a quality environment. Afterwards, it is further examined through the application of Post-Occupancy Evaluation-POE methods and techniques. Primary and Secondary researches are carried out. The primary research consists of walkthrough, questionnaires, interviews and wish poems, allowing a quality and quantitative approach. Quantitative data were analyzed using SPSS (Statistical Package for Social Sciences) The result of the methods and techniques applied allowed to know the quality school environment, its strengths and weaknesses and understand the needs and values of different users. It has been proposed recommendations through this knowledge to ensure more comfortable and proper to humans accommodations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação pós-ocupação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade ambiental | pt_BR |
dc.subject | School architecture | pt_BR |
dc.subject | Post-occupancy evaluatio | pt_BR |
dc.subject | Environmental quality | pt_BR |
dc.title | A qualidade do lugar na escola pública de periferia urbana: o caso da escola municipal de ensino fundamental Ferreira Vianna, Pelotas, RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | The quality of place in public school in the suburban community: the case of municipal primary school, Ferreira Vianna, Pelotas, RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3138921568674584 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7704750589872182 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo aborda a questão da qualidade dos espaços escolares, principalmente na escola pública de periferia urbana através de um estudo de caso na Escola Municipal de Educação Fundamental Ferreira Vianna na cidade de Pelotas, RS, Brasil. A análise está fundamentada na importância do ambiente físico como parte integrante do processo educativo. Tem como objetivo aprofundar e contribuir com a reflexão sobre a qualidade da arquitetura escolar ao analisar a qualidade do lugar - escola, com a realização de uma avaliação do ambiente construído do ponto de vista técnico-funcional e comportamental, com ênfase na relação ambiente-comportamento estabelecida, por meio da percepção do usuário e da avaliação do especialista. A metodologia utilizada aborda a identificação das características adequadas a um ambiente com qualidade. Após é aprofundado o estudo com a aplicação de métodos e técnicas da Avaliação Pós-Ocupação, APO. São realizados levantamentos primários e secundários, estes compostos por visita exploratória (Walkthrough), aplicação de questionários, entrevistas e poema dos desejos, permitindo uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados quantitativos são analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS). O resultado dos métodos e técnicas aplicados permitiu conhecer a qualidade do lugar na escola, seus pontos positivos e negativos e compreender as necessidades e valores dos diferentes usuários. Por meio desse conhecimento foram propostas recomendações no sentido de garantia de um lugar mais confortável e adequado às necessidades humanas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Medvedovski, Nirce Saffer |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PROGRAU: Dissertações e Teses [244]
Mestrado