dc.creator | Rotta, Márcia Beatriz | |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T18:35:18Z | |
dc.date.available | 2022-09-14 | |
dc.date.available | 2022-09-14T18:35:18Z | |
dc.date.issued | 2012-05-01 | |
dc.identifier.citation | ROTTA, Márcia Beatriz. A qualidade do lugar na escola pública de periferia urbana: o caso da escola municipal de ensino fundamental Ferreira Vianna, Pelotas, RS. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8665 | |
dc.description.abstract | The present study approaches the issue of quality school environment, especially in public
schools located in a suburban community, through a case study at the Municipal School of
Basic Education Ferreira Vianna in the city of Pelotas, Brazil. The analysis is based on the
importance of the physical environment as part of the educational process. It aims at
deepening and contributing to the reflection on the quality of the school architecture when
assessing the school environment quality in terms of technical, functional and behavioral
point of view, with emphasis on the environment behavior relationship established through
the user’s perception and expert evaluation. The methodology approaches the identification
of environmental characteristics of a quality environment. Afterwards, it is further
examined through the application of Post-Occupancy Evaluation-POE methods and
techniques. Primary and Secondary researches are carried out. The primary research
consists of walkthrough, questionnaires, interviews and wish poems, allowing a quality and
quantitative approach. Quantitative data were analyzed using SPSS (Statistical Package for
Social Sciences) The result of the methods and techniques applied allowed to know
the quality school environment, its strengths and weaknesses and understand the needs and
values of different users. It has been proposed recommendations through this
knowledge to ensure more comfortable and proper to humans accommodations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação pós-ocupação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade ambiental | pt_BR |
dc.subject | School architecture | pt_BR |
dc.subject | Post-occupancy evaluatio | pt_BR |
dc.subject | Environmental quality | pt_BR |
dc.title | A qualidade do lugar na escola pública de periferia urbana: o caso da escola municipal de ensino fundamental Ferreira Vianna, Pelotas, RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | The quality of place in public school in the suburban community: the case of municipal primary school, Ferreira Vianna, Pelotas, RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3138921568674584 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7704750589872182 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo aborda a questão da qualidade dos espaços escolares, principalmente na
escola pública de periferia urbana através de um estudo de caso na Escola Municipal de
Educação Fundamental Ferreira Vianna na cidade de Pelotas, RS, Brasil. A análise está
fundamentada na importância do ambiente físico como parte integrante do processo
educativo. Tem como objetivo aprofundar e contribuir com a reflexão sobre a qualidade da
arquitetura escolar ao analisar a qualidade do lugar - escola, com a realização de uma
avaliação do ambiente construído do ponto de vista técnico-funcional e comportamental,
com ênfase na relação ambiente-comportamento estabelecida, por meio da percepção do
usuário e da avaliação do especialista. A metodologia utilizada aborda a identificação das
características adequadas a um ambiente com qualidade. Após é aprofundado o estudo com
a aplicação de métodos e técnicas da Avaliação Pós-Ocupação, APO. São realizados
levantamentos primários e secundários, estes compostos por visita exploratória
(Walkthrough), aplicação de questionários, entrevistas e poema dos desejos, permitindo
uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados quantitativos são analisados através do
programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS). O resultado dos
métodos e técnicas aplicados permitiu conhecer a qualidade do lugar na escola, seus pontos
positivos e negativos e compreender as necessidades e valores dos diferentes usuários. Por
meio desse conhecimento foram propostas recomendações no sentido de garantia de um
lugar mais confortável e adequado às necessidades humanas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Medvedovski, Nirce Saffer | |