Show simple item record

dc.creatorRotta, Márcia Beatriz
dc.date.accessioned2022-09-14T18:35:18Z
dc.date.available2022-09-14
dc.date.available2022-09-14T18:35:18Z
dc.date.issued2012-05-01
dc.identifier.citationROTTA, Márcia Beatriz. A qualidade do lugar na escola pública de periferia urbana: o caso da escola municipal de ensino fundamental Ferreira Vianna, Pelotas, RS. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8665
dc.description.abstractThe present study approaches the issue of quality school environment, especially in public schools located in a suburban community, through a case study at the Municipal School of Basic Education Ferreira Vianna in the city of Pelotas, Brazil. The analysis is based on the importance of the physical environment as part of the educational process. It aims at deepening and contributing to the reflection on the quality of the school architecture when assessing the school environment quality in terms of technical, functional and behavioral point of view, with emphasis on the environment behavior relationship established through the user’s perception and expert evaluation. The methodology approaches the identification of environmental characteristics of a quality environment. Afterwards, it is further examined through the application of Post-Occupancy Evaluation-POE methods and techniques. Primary and Secondary researches are carried out. The primary research consists of walkthrough, questionnaires, interviews and wish poems, allowing a quality and quantitative approach. Quantitative data were analyzed using SPSS (Statistical Package for Social Sciences) The result of the methods and techniques applied allowed to know the quality school environment, its strengths and weaknesses and understand the needs and values of different users. It has been proposed recommendations through this knowledge to ensure more comfortable and proper to humans accommodations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação pós-ocupaçãopt_BR
dc.subjectQualidade ambientalpt_BR
dc.subjectSchool architecturept_BR
dc.subjectPost-occupancy evaluatiopt_BR
dc.subjectEnvironmental qualitypt_BR
dc.titleA qualidade do lugar na escola pública de periferia urbana: o caso da escola municipal de ensino fundamental Ferreira Vianna, Pelotas, RS.pt_BR
dc.title.alternativeThe quality of place in public school in the suburban community: the case of municipal primary school, Ferreira Vianna, Pelotas, RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3138921568674584pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7704750589872182pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda a questão da qualidade dos espaços escolares, principalmente na escola pública de periferia urbana através de um estudo de caso na Escola Municipal de Educação Fundamental Ferreira Vianna na cidade de Pelotas, RS, Brasil. A análise está fundamentada na importância do ambiente físico como parte integrante do processo educativo. Tem como objetivo aprofundar e contribuir com a reflexão sobre a qualidade da arquitetura escolar ao analisar a qualidade do lugar - escola, com a realização de uma avaliação do ambiente construído do ponto de vista técnico-funcional e comportamental, com ênfase na relação ambiente-comportamento estabelecida, por meio da percepção do usuário e da avaliação do especialista. A metodologia utilizada aborda a identificação das características adequadas a um ambiente com qualidade. Após é aprofundado o estudo com a aplicação de métodos e técnicas da Avaliação Pós-Ocupação, APO. São realizados levantamentos primários e secundários, estes compostos por visita exploratória (Walkthrough), aplicação de questionários, entrevistas e poema dos desejos, permitindo uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados quantitativos são analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS). O resultado dos métodos e técnicas aplicados permitiu conhecer a qualidade do lugar na escola, seus pontos positivos e negativos e compreender as necessidades e valores dos diferentes usuários. Por meio desse conhecimento foram propostas recomendações no sentido de garantia de um lugar mais confortável e adequado às necessidades humanas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Medvedovski, Nirce Saffer


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record