Mostrar registro simples

dc.creatorQuadros, Ana Lúcia Pereira Ferreira de
dc.date.accessioned2022-09-06T23:50:59Z
dc.date.available2022-09-06
dc.date.available2022-09-06T23:50:59Z
dc.date.issued2010-08-01
dc.identifier.citationQUADROS, Ana Lúcia Pereira Ferreira de. Gravuras na Campanha: um estudo sobre a criação do Museu da Gravura Brasileira, Bagé-RS. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8658
dc.description.abstractThis paper is a case study on the establishment of the Museu da Gravura Brasileira of the city of Bagé, in the Campanha Region of Rio Grande do Sul state and its connection with the construction of Memory and Identity of Grupo de Bagé. Explores the context of the emergence of the group in the city, the first encouraging, the creation of the Clube de Gravura and its contributions to update riograndense art. Seeks to address the involvement of group members with the establishment of the museum and its collection. Highlights the participation of Carlos Scliar and Tarcísio Taborda as fundamental cultural agents in the process of recovering the memory and the identity. Analyzes the operation of the museum in the community, the cultural changes resulted from its establishment and the consequences of its closure. Ends addressing the cultural movement of the bageense society in favor of the reopening of this space as a cultural reference for Bagé and the region.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectGravurapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectMuseumpt_BR
dc.subjectEngravingpt_BR
dc.titleGravuras na Campanha: um estudo sobre a criação do Museu da Gravura Brasileira, Bagé-RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0647666837903065pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo de caso sobre a instituição do Museu da Gravura Brasileira da cidade de Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul e sua ligação com a construção da Memória e da identidade do Grupo de Bagé. Aborda o contexto de surgimento do grupo na cidade, os primeiros incentivadores, a criação do Clube de Gravura e as contribuições deste para a atualização da arte riograndense. Procura abordar o envolvimento dos componentes do grupo com a instituição do museu e a formação do acervo. Destaca a participação de Carlos Scliar e Tarcísio Taborda como agentes culturais fundamentais nesse processo de resgate da memória e identidade. Faz uma análise do funcionamento do museu na comunidade, das mudanças culturais decorrentes de sua instituição e das conseqüências de seu fechamento. Finaliza abordando o movimento cultural da sociedade bageense em favor da reabertura desse espaço como referência cultural para Bagé e região.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ursula Rosa da


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples