| dc.creator | Krüger, Evaldo Tavares | |
| dc.date.accessioned | 2022-09-01T15:35:15Z | |
| dc.date.available | 2022-09-01 | |
| dc.date.available | 2022-09-01T15:35:15Z | |
| dc.date.issued | 2012-07-01 | |
| dc.identifier.citation | KRÜGER, Evaldo Tavares. Padrões de traçado viário urbano e acessibilidade: uma abordagem das relações com o sistema de circulação. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8626 | |
| dc.description.abstract | This is a theoretical study in the urbanism area, referred to the relationships among patterns
of urban road layouts, accessibility and circulation system. This issue is approached from the
systemic perspective and under the morphology viewpoint of the city, using tools of
configuration analysis and urban modeling in computational environment. To do so, this
study is structured in four steps. The first one deals with the selection of road layout patterns
to be studied (which resulted in the following classification: cluster, grid, radial and
semilattice) and the construction of this study structuring elements: the analytical road
layouts (elaborated from road layouts of theoretical and real cities) the concept and
measurement of accessibility and the representative parameters of the circulation system
effect. The second step presents the computational environment for the development of
experiments which are developed in the third step through the accessibility measurement of
analytical layouts for different patterns of road layouts, initially without the influence of
circulation system and afterwards considering this influence in two ways: prioritizing central
and peripheral areas. The fourth step, on one hand, presents the systematization and the
analysis of the results. Finally, the conclusions highlight the similarities and the differences
among the road layout patterns, specially concerning to systems average accessibility and
accessibility dispersion between its elements: in relation to the systems average
accessibility, the patterns of road layouts present constant ordinal positions for the
simulations in which the cluster has the lowest value, the grid and the radial with intermediate
values and the semilattice with the highest value; regarding to the dispersion of accessibility
indexes of the road segments, the patterns present distinctions between the circulation
alternative which makes the central area a priority and the alternative which makes the
peripheral area a priority highlighting that the circulation alternative which favors the central
area tends to add more value to the systems average than to the alternative which focuses
on the peripheral area although with bigger accessibility differentiation between the
peripheral and the central areas. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Morfologia urbana | pt_BR |
| dc.subject | Traçados viários | pt_BR |
| dc.subject | Sistema de circulação | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade urbana | pt_BR |
| dc.subject | Urban morphology | pt_BR |
| dc.subject | Road layouts | pt_BR |
| dc.subject | Circulation system | pt_BR |
| dc.subject | Urban accessibility | pt_BR |
| dc.title | Padrões de traçado viário urbano e acessibilidade: uma abordagem das relações com o sistema de circulação. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Patterns of urban Road layout and accessibility: An approach on the relationships with the circulation system. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2003828032795340 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5251871279558601 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho consiste em estudo teórico na área do urbanismo, com tema dedicado às
relações entre os padrões de traçados viários urbanos, a acessibilidade e o sistema de
circulação. O assunto é abordado a partir da visão sistêmica da cidade e sob a ótica da
morfologia urbana, utilizando instrumentos da análise configuracional e da modelagem
urbana em ambiente computacional. Para atingir este fim, o trabalho está estruturado em
quatro etapas. A primeira trata da seleção dos padrões de traçados viários a serem
estudados (que resultou na classificação xadrez, radial, cluster e semi-retículo) e da
construção dos elementos estruturantes do trabalho: os traçados viários analíticos
(elaborados a partir de traçados viários de cidades teóricas e reais), o conceito e medida de
acessibilidade e os parâmetros representantes do efeito do sistema de circulação. A
segunda etapa apresenta o ambiente computacional para realização dos experimentos, os
quais são desenvolvidos na terceira etapa, através da medição da acessibilidade dos
traçados analíticos para os diferentes padrões de traçados viários, inicialmente sem
influência do sistema de circulação e posteriormente considerando esta influência de dois
modos: priorizando as áreas centrais e priorizando as áreas periféricas. A quarta etapa, por
sua vez, apresenta a sistematização e análise dos resultados. Por fim, as conclusões
destacam as semelhanças e diferenças entre os padrões de traçados viários, principalmente
quanto à média de acessibilidade dos sistemas e quanto à dispersão da acessibilidade entre
seus elementos: em relação à acessibilidade média dos sistemas, os padrões de traçados
viários apresentam posições ordinais constantes para as simulações, sendo o cluster o
menor valor, o xadrez e o radial com valores intermediários e o semi-retículo como o maior
valor; em relação à dispersão dos índices de acessibilidade dos segmentos de vias, os
padrões apresentam distinções entre a alternativa de circulação que prioriza a área e a
alternativa que prioriza a periferia, destacando-se que a alternativa de circulação que
prioriza a área central tende agregar maior valor às médias dos sistemas do que alternativa
que prioriza a periferia, porém com maior diferenciação de acessibilidade entre a periferia e
a área central. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Polidori, Maurício Couto | |