Mostrar el registro sencillo del ítem
Aprendizagem baseada em projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma horta
dc.creator | Menezes, Daniele Ritta | |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T21:33:12Z | |
dc.date.available | 2022-08-18 | |
dc.date.available | 2022-08-18T21:33:12Z | |
dc.date.issued | 2022-03-30 | |
dc.identifier.citation | MENEZES, Daniele Ritta. Aprendizagem Baseada em Projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma horta. Orientadora: Profª. Dra. Maria Simone Debacco. 2022. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8575 | |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate the teaching and learning process, in the area of mathematics, in high school, based on Active Methodologies (AM), especially Project-Based Learning (PBL), designed for the reality of students and teacher. researcher, during the Covid-19 pandemic. Supported by Vygotsky's Socio-HistoricalCultural Theory (2007), the desire to address this issue arose from the following question, "how do students, when making use of Active Methodologies, in particular Project-Based Learning, modify your way of learning?” The support for the development of this bibliographic research (GIL, 2002) is given by the search for dialogues with the authors of the studies selected in the Systematic Review of Literature, supported by the Parsif.al software, which discuss Active Methodologies of mathematics learning in basic education. The traditional mathematics classroom in some schools still has certain difficulties and barriers in terms of teaching and learning. We believe that this study has contributed to, if not, solving the recurring situations of repetition and dropouts, at least minimizing them. It is reinforced that the AM of PBL is a proposal that can support reflections on the part of those involved, the one who teaches and the one who learns, about the teaching and learning process | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em Projetos | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Teoria sócio-histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Project-based learning | pt_BR |
dc.subject | Active methodology | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Sociohistorical-cultural theory | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma horta | pt_BR |
dc.title.alternative | Project-based learning: learning geometry from preparing a vegetable garden | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0745844519038149 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1706406950183024 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem, na área de matemática, no Ensino Médio, baseado nas Metodologias Ativas (MA), em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), pensada para a realidade dos alunos e da professora pesquisadora, durante a pandemia do Covid19. Amparada pela Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky (2007), o desejo de abordar esse tema surgiu a partir do seguinte questionamento: “de que modo os estudantes, ao fazerem uso das Metodologias Ativas, em Especial a Aprendizagem Baseada em Projetos, modificam a sua forma de aprender?” A sustentação para o desenvolvimento dessa pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) se dá pela busca de diálogos com os autores dos estudos selecionados na Revisão Sistemática de Literatura, apoiada no software Parsif.al, que discutem Metodologias Ativas de aprendizagem matemática na Educação Básica. A sala de aula tradicional de matemática, de algumas escolas, ainda apresenta certas dificuldades e barreiras, referentes ao ensino e a aprendizagem. Pensamos a partir deste estudo ter contribuído para, se não, solucionar as situações recorrentes de repetências e evasões, no mínimo minimizá-las. Reforça-se que a MA de ABP é uma proposta que pode subsidiar reflexões, por parte dos envolvidos, tanto daquele que ensina quanto daquele que aprende, sobre o processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | MENEZES, Daniele Ritta. Aprendizagem Baseada em Projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma horta. Orientadora: Profª. Dra. Maria Simone Debacco. 2022. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Debacco, Maria Simone |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGECM: Dissertações e Teses [139]
Dissertações