Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMenezes, Daniele Ritta
dc.date.accessioned2022-08-18T21:33:12Z
dc.date.available2022-08-18
dc.date.available2022-08-18T21:33:12Z
dc.date.issued2022-03-30
dc.identifier.citationMENEZES, Daniele Ritta. Aprendizagem Baseada em Projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma horta. Orientadora: Profª. Dra. Maria Simone Debacco. 2022. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8575
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the teaching and learning process, in the area of mathematics, in high school, based on Active Methodologies (AM), especially Project-Based Learning (PBL), designed for the reality of students and teacher. researcher, during the Covid-19 pandemic. Supported by Vygotsky's Socio-HistoricalCultural Theory (2007), the desire to address this issue arose from the following question, "how do students, when making use of Active Methodologies, in particular Project-Based Learning, modify your way of learning?” The support for the development of this bibliographic research (GIL, 2002) is given by the search for dialogues with the authors of the studies selected in the Systematic Review of Literature, supported by the Parsif.al software, which discuss Active Methodologies of mathematics learning in basic education. The traditional mathematics classroom in some schools still has certain difficulties and barriers in terms of teaching and learning. We believe that this study has contributed to, if not, solving the recurring situations of repetition and dropouts, at least minimizing them. It is reinforced that the AM of PBL is a proposal that can support reflections on the part of those involved, the one who teaches and the one who learns, about the teaching and learning processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em Projetospt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeoria sócio-histórico-culturalpt_BR
dc.subjectProject-based learningpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectSociohistorical-cultural theorypt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma hortapt_BR
dc.title.alternativeProject-based learning: learning geometry from preparing a vegetable gardenpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0745844519038149pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1706406950183024pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem, na área de matemática, no Ensino Médio, baseado nas Metodologias Ativas (MA), em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), pensada para a realidade dos alunos e da professora pesquisadora, durante a pandemia do Covid19. Amparada pela Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky (2007), o desejo de abordar esse tema surgiu a partir do seguinte questionamento: “de que modo os estudantes, ao fazerem uso das Metodologias Ativas, em Especial a Aprendizagem Baseada em Projetos, modificam a sua forma de aprender?” A sustentação para o desenvolvimento dessa pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) se dá pela busca de diálogos com os autores dos estudos selecionados na Revisão Sistemática de Literatura, apoiada no software Parsif.al, que discutem Metodologias Ativas de aprendizagem matemática na Educação Básica. A sala de aula tradicional de matemática, de algumas escolas, ainda apresenta certas dificuldades e barreiras, referentes ao ensino e a aprendizagem. Pensamos a partir deste estudo ter contribuído para, se não, solucionar as situações recorrentes de repetências e evasões, no mínimo minimizá-las. Reforça-se que a MA de ABP é uma proposta que pode subsidiar reflexões, por parte dos envolvidos, tanto daquele que ensina quanto daquele que aprende, sobre o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesMENEZES, Daniele Ritta. Aprendizagem Baseada em Projeto: aprender geometria a partir da preparação de uma horta. Orientadora: Profª. Dra. Maria Simone Debacco. 2022. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.contributor.advisor1Debacco, Maria Simone


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem