Mostrar registro simples

dc.creatorGayer, Verônica Porto
dc.date.accessioned2022-08-18T21:30:49Z
dc.date.available2022-08-18
dc.date.available2022-08-18T21:30:49Z
dc.date.issued2022-03-30
dc.identifier.citationGAYER, Verônica Porto. A concepção de Ciência dos egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas: rupturas e tensionamentos. Orientador: Lui Nörnberg. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8574
dc.description.abstractThe concept of science is permeated by different social, cultural and historical contexts, but it can still be considered as the "thread" that conducts society throughout humanity, because their conceptions tend to influence the way of seeing the world, as well as the understanding of the legitimacy of knowledge. Therefore, this research presents as a central theme the conception of Science of teachers who have graduated from the Biological Sciences course at the Federal University of Pelotas, in order to analyze the possible relations between their conception, their initial training and their teaching practice. The construction of Biological Sciences courses has undergone several transformations over time, but in its essence we still have an initial training of these professionals with a predominantly positivist view of science, which has little dialogue with the ideas of postmodernity. Therefore, this work sought to understand the various factors that hinder the rupture of an education, regardless of its level, based mostly on the concept and the method as a teaching strategy, relegating the methodological plurality, autonomy in learning, and the use of technology, among others. The referential of the research was built from the reflections of Sousa Santos (2009), Cunha (1998), Morin (1999), among others. The methodology presents a predominantly qualitative character and uses a semi-structured questionnaire as an instrument of data collection. The data analysis showed that even though theoretically, academically and historically we are discussing postmodernity we have not yet broken with the premises of modernity, in view of the fact that the conception of science and the way these graduates present science to their students is still strongly linked to the principles of modernity. For authors like Morin (1999), Souza Santos (2002) the present moment is a paradigmatic transition, in which we stop analyzing the world in independent and fragmented parts without connections to each other, for a new paradigm that analyzes and understands the world as a whole in constant transformations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectConcepção de ciênciapt_BR
dc.subjectRuptura paradigmáticapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectConception of sciencept_BR
dc.subjectParadigmatic rupturept_BR
dc.subjectInitial educationpt_BR
dc.subjectScience teaching.pt_BR
dc.titleA concepção de ciências dos egressos do curso de ciências biológicas licenciatura da Universidade Federal de Pelotas : rupturas e tensionamentospt_BR
dc.title.alternativeThe conception of science of the graduates of the biological Sciences undergraduate course at the Federal University of Pelotas: ruptures and tensionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3131035702528156pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3056019144137008pt_BR
dc.description.resumoO conceito de Ciência é permeado de diferentes contextos sociais, culturais e históricos, porém ainda pode ser considerada como o “fio” condutor da sociedade ao longo da humanidade, pois suas concepções tendem a influenciar a forma de ver o mundo, bem como a compreensão da legitimidade do conhecimento. Logo, esta pesquisa apresenta como tema central a concepção de Ciência de professores egressos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, com intuito de analisar as possíveis relações entre a sua concepção, sua formação inicial e a sua prática pedagógica. A construção dos cursos de Ciências Biológicas passaram por diversas transformações ao longo do tempo, porém em sua essência ainda temos uma formação inicial, destes profissionais, com uma visão de Ciência predominantemente positivista, o que pouco dialoga com as ideias da pósmodernidade. Para tanto, neste trabalho buscou-se compreender os diversos fatores que dificultam a ruptura de um ensino, independentemente do seu nível, pautado majoritariamente voltado para o conceito e o método como estratégia de ensino, ficando relegado à pluralidade metodológica, autonomia na aprendizagem, uso de tecnologias, entre outros. O referencial da pesquisa foi construído a partir das reflexões de Sousa Santos (2009), Cunha (1998), Morin (1999), entre outros. A metodologia apresenta um caráter, predominantemente qualitativo e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. A análise dos dados mostrou que mesmo teoricamente, academicamente e historicamente estejamos discutindo a pós-modernidade ainda não rompemos com as premissas da modernidade tendo em vista que a concepção de Ciência e como estes egressos apresentam a Ciência para seus alunos, ainda está fortemente ligada com os princípios da modernidade. Para autores como Morin (1999), Souza Santos (2002) o presente momento é de transição paradigmática, em que se deixa de analisar o mundo em partes independentes e fragmentadas sem conexões umas com as outras, para um novo paradigma que analise e compreenda o mundo na totalidade em constantes transformações.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesGAYER, Verônica Porto. A concepção de Ciência dos egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas: rupturas e tensionamentos. Orientador: Lui Nörnberg. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2022pt_BR
dc.contributor.advisor1Nörnberg, Lui


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples