dc.creator | Barcellos, Andréia de Fátima Netto | |
dc.date.accessioned | 2022-06-24T13:24:59Z | |
dc.date.available | 2022-06-23 | |
dc.date.available | 2022-06-24T13:24:59Z | |
dc.date.issued | 2022-02-24 | |
dc.identifier.citation | BARCELLOS, Andreia de Fátima Netto. Kahoot!: uma intervenção pedagógica para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Rosária Ilgenfritz Sperotto. Coorientadora: Rozane da Silveira Alves. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8497 | |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate the pedagogical practice of Mathematics teachers after receiving training to use the Kahoot! application and use it in their classes. The will to approach this topic arose from the following question from the researcher, "how can the insertion of the Kahoot! application help teachers in the Mathematics teaching process?". In order to answer this question, a training course with three meetings was offered to Mathematics teachers from a State school in the city of Bagé, RS. The
research had a qualitative approach and was of the action research type. Data collection was carried out through an online questionnaire, observations by the researcher during the course offered on the Google Meet platform, manifestations of participants in a Whatsapp group, in addition to the teachers' narrative after training and application of the games with the use of Kahoot! with their students. The
categories that emerged in the Content Analysis process were the teachers' relationship with Digital Technologies, peer collaboration and the teachers' Protagonism. It was observed that when participating in the training on the kahoot! plataform, teachers were creative when using the technological devices necessary to integrate the knowledge acquired from the platform into their pedagogical practice. It
can also be seen that the exchange of knowledge among the teachers was important because it strengthened the work, demonstrating that the difficulties of each one are also present in the daily life of the other, which provided the construction of this knowledge collectively. When reporting their experiences with the application of the games in their classes, the teachers showed confidence and felt prepared to work with kahoot! at other times. The insertion of the kahoot! in teaching practice offered
technological subsidies to teachers for a differentiated pedagogical practice. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Kahoot | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Training | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.title | Kahoot!: uma intervenção pedagógica para o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Kahoot!: a pedagogical intervention for the teaching of mathematics in the final grades of elementary school. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5819154702523062 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1436864977165746 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Alves, Rozane da Silveira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4433578915491616 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a prática pedagógica de professores de Matemática após receberem formação para o uso do aplicativo Kahoot! e o utilizarem em suas aulas. O desejo de abordar esse tema surgiu a partir do seguinte questionamento da pesquisadora, “como a inserção do aplicativo Kahoot! pode auxiliar docentes no processo de ensino de Matemática?” Para responder a esse questionamento foi oferecido um curso de formação com três encontros a professores de Matemática de uma escola Estadual da cidade de Bagé, RS. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi do tipo pesquisa-ação. A coleta de dados foi feita por meio de questionário on-line, observações da pesquisadora durante as aulas síncronas na plataforma Google Meet, manifestações dos participantes em um grupo do Whatsapp, além da narrativa dos professores após a formação e a aplicação dos jogos com o uso do Kahoot! com seus alunos. As categorias que emergiram no processo de Análise de Conteúdo foram a relação dos professores com as Tecnologias Digitais, a colaboração entre pares e o Protagonismo dos professores. Observou-se que ao participarem da formação sobre a plataforma kahoot! os professores tiveram criatividade ao utilizar os dispositivos tecnológicos necessários para integrar os conhecimentos adquiridos da plataforma a sua prática pedagógica. Pode-se perceber também que a troca de conhecimento entre os docentes teve muita importância
porque fortaleceu o trabalho, demonstrando que as dificuldades de cada um também estão presentes no cotidiano do outro, o que proporcionou construir esse conhecimento de forma coletiva. Ao relatar suas experiências com a aplicação dos jogos em suas turmas os professores demonstraram confiança e se sentiram preparados para trabalhar com o kahoot! em outros momentos. A inserção da plataforma kahoot! na prática docente ofereceu aos professores subsídios tecnológicos para uma prática pedagógica diferenciada | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BARCELLOS, Andreia de Fátima Netto. Kahoot!: uma intervenção pedagógica para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Rosária Ilgenfritz Sperotto. Coorientadora: Rozane da Silveira Alves. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sperotto, Rosária Ilgenfritz | |