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dc.creatorLara, Janaina Vieira
dc.date.accessioned2022-06-24T13:24:03Z
dc.date.available2022-06-23
dc.date.available2022-06-24T13:24:03Z
dc.date.issued2022-05-06
dc.identifier.citationLARA, Janaina Vieira. Ensino de Ciências: Estratégias metodológicas voltadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia, 2022.f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8496
dc.description.abstractThe present dissertation was built as a requirement for the Master's Course of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Pelotas, seeking to investigate which resources and methodological strategies are being used by science teachers from the municipal network of the city of Pelotas. Pelotas during remote classes aimed at students with Autism Spectrum Disorder who attend the final years of Elementary School. The choice for the theme is due to the current context of the pandemic of the new coronavirus, which led schools to abruptly suspend their face-to-face activities indefinitely, also considering the difficulties of teachers in adapting materials for remote classes aimed at students with Autism Spectrum Disorder. In the course of the research, it was possible to discuss topics such as: ASD History, Diagnosis and clinical characteristics of ASD, Autism Spectrum Disorder and Learning, Science Teaching aimed at individuals with Autism Spectrum Disorder and the educational inclusion of students with ASD in the midst of the new coronavirus pandemic. To carry out this investigation, we opted for a quantitative-qualitative research characterized as exploratory descriptive, having as data collection instruments closed and semi-structured questionnaires made available in virtual form by Google forms that were answered by science teachers of the final years. of Elementary School in the municipal network of Pelotas. Therefore, the investigation is justified, the results of which showed the need for support and support for teachers in their practices, which generated a pedagogical support notebook as a product, as a possibility to assist Science teachers in the process of inclusion and student learning with ASD inserted in classes of the final years of the public school system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEstratégias metodológicaspt_BR
dc.subjectEducação inclusiva.pt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectMethodological strategiespt_BR
dc.subjectInclusive education.pt_BR
dc.titleEnsino de Ciências: estratégias metodológicas voltadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeScience Teaching: methodological strategies for students with autism spectrum disorder in times of a pandemicpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2876492686996682pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9199716328773316pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi construída como requisito para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, buscando investigar quais recursos e estratégias metodológicas estão sendo utilizadas por professores de ciências da rede municipal da cidade de Pelotas durante as aulas remotas direcionadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista que frequentam os anos finais do Ensino Fundamental. A opção pelo tema se deve ao contexto atual de pandemia do novo coronavírus, que levou as escolas a suspenderem abruptamente suas atividades presenciais por tempo indeterminado, considerando também as dificuldades dos professores em adaptar materiais para aulas remotas voltadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista. No decorrer da pesquisa foi possível discutir temas como: Percurso histórico do TEA, Diagnóstico e características clínicas do TEA, Transtorno do Espectro Autista e a Aprendizagem, o Ensino de Ciências voltado para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista e a inclusão educacional de alunos com TEA em meio à pandemia do novo Coronavírus. Para realizar essa investigação, optou-se por uma pesquisa quanti-qualitativa caracterizada como exploratório descritivas, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários semiabertos disponibilizados de forma virtual pelo Google formulários que foram respondidos por professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Pelotas. Justifica-se, portanto, a investigação, cujos resultados evidenciaram a necessidade de suporte e apoio aos docentes em suas práticas, o que gerou como produto um caderno de apoio pedagógico, como possibilidade de auxiliar professores de Ciências no processo de inclusão e aprendizagem de alunos com TEA inseridos em turmas dos anos finais da rede pública de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesLARA, Janaina Vieira. Ensino de Ciências: Estratégias metodológicas voltadas para alunos com Transtorno Do Espectro Autista em tempos de pandemia, 2022.f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio


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