Show simple item record

dc.creatorAfonso, Mariângela da Rosa
dc.creatorRibeiro, José Antonio Bicca
dc.date.accessioned2022-06-06T17:45:13Z
dc.date.available2022-06-06T17:45:13Z
dc.date.issued2022-05-30
dc.identifier.isbn978-65-86440-95-9
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8461
dc.description.abstractNo decorrer de 2020, durante a escrita deste livro, assistimos, junto aos bolsistas, belos e agradáveis efeitos de uma trajetória onde a cada movimento de análises de atas, pastas, documentos, formavam-se novas e variadas combinações de propostas, ideias, e principalmente aprendizagens. Assim, buscando um pouco de inspiração para escrever esta apresentação, recorremos a uma imagem que pudesse expressar uma experiência de escrita coletiva que traduzisse, um pouco, a trajetória de trabalho do Programa de Educação Tutorial da Escola Superior de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PET/ESEF). O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 pelo Governo Federal, advindo de um conjunto de iniciativas da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – visando a fortalecer o ensino superior brasileiro. Em 1999 sua gestão passou para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC). Na UFPel, o surgimento do PET/ESEF ocorreu em 1991 (um dos quatro primeiros implantados na Universidade), propiciando a seus integrantes – bolsistas e voluntários sob tutorias - o desenvolvimento de atividades dentro e fora do Campus, possibilitando uma melhor qualificação, além de diversas experiências inexistentes na estrutura curricular, não só aos petianos, mas também à toda comunidade acadêmica. O PET viabiliza a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMemórias do PET/ESEFpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleMemórias do PET/ESEF: saberes construídos e caminhos compartilhadospt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/ISBN9786586440959


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record