Show simple item record

dc.creatorLeite, Giulia Salaberry
dc.date.accessioned2022-05-05T19:54:40Z
dc.date.available2022-05-05T19:54:40Z
dc.date.issued2021-07-30
dc.identifier.citationLEITE, Giulia Salaberry. Estrutura e Processo do Projeto Vida Ativa (Pelotas-RS): descrição da implementação dos núcleos e suas atividades em 2019. Orientador: Inácio Crochemore Mohnsam da Silva. 2021. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8357
dc.description.abstractThis qualitative research aimed to evaluate the implementation process of the Projeto Vida Ativa (Active Life Project) in the city of Pelotas (RS, Brazil). The project is a government policy, developed in the city since 2013, financed and conducted by the municipal government of Pelotas. The project reach about 4000 people promoting Physical Activities and Sports (PAS) and aims to improve the quality of life of children, young people, adults and elderly, in a situation of social vulnerability. The emphasis of the description was given to aspects of structure and implementation of activities in 2019, identifying potential and challenges for the continuity of the project. As the main methodological procedure for data production, this study used the interview technique, with a semi-structured script and destined to the three general coordinators and the five nucleus coordinators, totaling eight interviews. In addition, the record made in a notepad was used as a complementary source in this study. For data analysis, the content analysis technique was used. The main results confirm the potential relevance of the project at the municipality level, the concern of stakeholders in capacity building and the focus on implementing hubs in locations with less access to AFEs. In terms of challenges to continuity, aspects related to the scarcity of financial resources for maintenance and optimization of what has already been established were identified. In addition, the need for evaluation to become a constant process to prevent political interferences was observed as an important tool towards advances in the Projeto Vida Ativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPolíticas locaispt_BR
dc.subjectGestão em saúidept_BR
dc.subjectPolítica socialpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectLocal policiespt_BR
dc.subjectHealth managementpt_BR
dc.subjectSocial policypt_BR
dc.titleEstrutura e Processo do Projeto Vida Ativa (Pelotas-RS): Descrição da implementação dos núcleos e suas atividades em 2019.pt_BR
dc.title.alternativeStructure and Process of the Vida Ativa Project (Pelotas-RS): Description of the implementation of the poles and their activities in 2019.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2745533274619185pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1794421089092202pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo descrever o processo de implantação dos Núcleos do Projeto Vida Ativa (PVA) no município de Pelotas (RS). O PVA é uma política de governo, desenvolvida no município desde 2013, financiada e executada exclusivamente pela prefeitura municipal de Pelotas. O projeto estima atender cerca de 4000 pessoas promovendo Atividades Físicas e Esportivas (AFEs) e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos, em situação de vulnerabilidade social. A ênfase da descrição se deu sobre aspectos de estrutura e processo de estabelecimento das atividades no ano de 2019, identificando as principais potencialidades e desafios de continuidade do projeto. Como principal procedimento metodológico de produção dos dados, esse estudo fez uso da técnica da entrevista, com roteiros semiestruturados, destinado as três coordenadoras gerais e às cinco coordenadoras de núcleos, totalizando oito entrevistas. Além disso, foi utilizada como fonte complementar nessa escrita o registro feito no caderno de notas. Para análise dos dados obtidos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados ratificam o potencal de relevância do projeto no município, a preocupação da gestão na formação dos servidores e foco de implementação de núcleos em lugares com menos acesso à AFEs. Em termos de desafios para continuidade, emergiram aspectos relacionados a escassez de recursos financeiros para manutenção e otimização do que já foi estabelecido, a necessidade da avaliação se tornar um processo constante para evitar que aspectos políticos possam alterar os rumos das ações garantindo que o projeto pode avançar e se efetivar como uma política permanente na cidade.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Inácio Crochemore Mohnsam da


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record