Mostrar el registro sencillo del ítem
Percepções sobre a utilização de vídeos de atividades experimentais no ensino remoto de química para o ensino médio.
dc.creator | Carrasco, Thaiane Silveira | |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T20:01:42Z | |
dc.date.available | 2022-04-29 | |
dc.date.available | 2022-04-29T20:01:42Z | |
dc.date.issued | 2022-03-04 | |
dc.identifier.citation | CARRASCO, T. S. Percepções sobre a utilização de vídeos de atividades experimentais no ensino remoto de química para o ensino médio. Orientadora: Alzira Yamasaki. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8336 | |
dc.description.abstract | This project deals with research carried out during the end of 2020 and beginning of 2021, in which it presents the use of videos of experimental activities as a tool to support theoretical chemistry classes during Emergency Remote Teaching (ERT). Students from the General Chemistry Topics class of the Integrated Electronics Technician Course at the Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas, located in the city of Pelotas, RS, participated in the study, totaling 17 students. Considering that in 2020, IFSul, as well as other schools in the public and private network, had their in-person classes replaced at the ERE, due to the emergence of the coronavirus infection (Sars-Cov-2), popularly calling it COVID -19, it was necessary for educators and students to adapt and, therefore, teaching methodologies had to be rethought. Therefore, experimentation through videos was presented as a viable alternative, since it brings theoretical content closer to practice. Thus, this dissertation aims to verify the students' perceptions about the potential of using videos containing experimental activities during classes in the ERE modality, as a form of teaching methodology. As a methodology for data analysis, content analysis was used, through a didactic intervention that included the use of the logbook, as well as questionnaires. Finally, experimental activities are a methodology that has long been talked about in the literature as being of paramount importance in the discipline of chemistry, but its use through videos in the ERE has been shown to be a means of bringing the contents seen together with practice and also with the daily life of the students. The educator allowed her to adopt an alternative to her teaching practice throughout the ERE, thus using technology in her favor. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Vídeos | pt_BR |
dc.subject | Atividade experimental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | ERE | pt_BR |
dc.subject | Experimental activity | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching Methodologies | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre a utilização de vídeos de atividades experimentais no ensino remoto de química para o ensino médio. | pt_BR |
dc.title.alternative | Perceptions about the use of videos of experimental activities in remote teaching of chemistry for high school. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4666580427206011 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8631835192323084 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto trata de uma pesquisa realizada durante o final do ano de 2020 e início do ano de 2021, na qual apresenta o uso de vídeos de atividades experimentais como ferramenta de apoio as aulas teóricas de química durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Participaram do estudo alunos da turma de Tópicos de Química Geral do Curso de Técnico Integrado em Eletrônica do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas, localizado na cidade de Pelotas, RS, totalizando 17 alunos. Tendo em vista que no ano de 2020 o IFSul, bem como as demais escolas da rede púbica e privada, tiveram suas aulas presencias substituídas no ERE, devido ao surgimento da infecção pelo coronavírus (Sars-Cov-2), popularmente o chamando de COVID-19, foi preciso que os educadores e alunos se adaptassem e, dessa forma sendo necessário serem repensadas as metodologias de ensino. Logo, a experimentação por meio de vídeos se apresentou como uma alternativa viável, uma vez que aproxima os conteúdos teóricos da prática. Assim, essa dissertação teve por objetivo verificar as percepções dos educandos acerca da potencialidade da utilização de vídeos contendo atividades experimentais no decorrer de aulas na modalidade de ERE, como forma de metodologia de ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi realizada por meio do estudo de caso. Como metodologia de análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo, por meio de uma intervenção didática que contou com uso do diário de bordo, bem como de questionários. Por fim, as atividades experimentais são uma metodologia que há muito se é falado na literatura como sendo de suma importância na disciplina de química, porém o seu uso por meio de vídeos no ERE demonstrou como um meio de aproximar os conteúdos vistos com a prática e também com o cotidiano dos alunos. A educadora, permitiu adotar uma alternativa a sua prática docente ao longo do ERE, assim, utilizando a tecnologia a seu favor. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | CARRASCO, T. S. Percepções sobre a utilização de vídeos de atividades experimentais no ensino remoto de química para o ensino médio. Orientadora: Alzira Yamasaki. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Yamasaki, Alzira |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGECM: Dissertações e Teses [139]
Dissertações