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Musealização dos Direitos Humanos na América Latina: formas de representação discursiva e expográfica no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, de Santiago - Chile
dc.creator | Nogueira, Carolina Gomes | |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T14:57:43Z | |
dc.date.available | 2022-03-28 | |
dc.date.available | 2022-03-28T14:57:43Z | |
dc.date.issued | 2022-03-03 | |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Carolina Gomes. Musealização dos direitos humanos na América Latina: formas de representação discursiva e expográfica no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, de Santiago – Chile. 2022. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8260 | |
dc.description.abstract | The present one aimed to investigate the discursive and expographic forms of the human rights theme in memory and human rights museums in Latin America. To do so, it focused on analyzing three temporary exhibitions at the Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, in Santiago, Chile. From the discussions about human rights, memory and the expographic representation of human suffering, we sought to identify the recurrences in the way of exposing human rights in museum institutions that address traumatic memories. Thus, this research used a qualitative methodological contribution, as it depends on several search factors and because it consists of a work with phenomena. The research techniques implemented were, bibliographic research, with the objective of expanding the state of the art related to the theme, document research, with the purpose of searching primary sources on the participating institutions, and oral history, with the objective of seeking to understand how the theme of human rights is inserted in the general context of museums and also in the field of analytical categories of memory and the expographic representation of trauma. For data analysis, we used categories of analysis, created by the author and director, discourse analysis (ORLANDI, 2005), and multimodality (BENZEMER; KRESS, 2008). The inference from the data points to a recurring way of exposing human rights, artistic expression. This research was carried out remotely due to restrictions imposed by the pandemic of the disease caused by the coronavirus (Sars-Cov-2), popularly known as Covid-19. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Museus de memória | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Expografia | pt_BR |
dc.subject | Memory museums | pt_BR |
dc.subject | Human rights | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Exhibition | pt_BR |
dc.title | Musealização dos Direitos Humanos na América Latina: formas de representação discursiva e expográfica no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, de Santiago - Chile | pt_BR |
dc.title.alternative | Musealization of human rights in Latin America: forms of discursive and expographic representation at the Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, in Santiago – Chile. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3544280310042130 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0755000112345375 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação teve por objetivo investigar as formas discursivas e expográficas do tema dos direitos humanos em museus de memória e direitos humanos na América Latina. Para tanto, concentrou-se em analisar três exposições temporárias do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, de Santiago, Chile. A partir das discussões acerca dos direitos humanos, da memória e da representação expográfica do sofrimento humano, buscou-se identificar as recorrências na forma de expor os direitos humanos em instituições museológicas que abordam memórias traumáticas. Assim, esta pesquisa utilizou de um aporte metodológico de cunho qualitativo, por depender de diversos fatores de busca e por consistir em um trabalho com fenômenos. As técnicas de pesquisa implementadas foram: pesquisa bibliográfica, com o objetivo de ampliar o estado da arte relativo à temática; pesquisa documental, com o propósito de buscas em fontes primárias sobre as instituições participantes; e história oral, com o objetivo de buscar compreender como o tema dos direitos humanos está inserido no contexto geral dos museus e, também, no campo das categorias analíticas da memória e da representação expográfica do trauma. Para análise dos dados, utilizou-se categorias de análise criadas pela autora e pela orientadora, a análise do discurso (ORLANDI, 2005) e a multimodalidade (BENZEMER; KRESS, 2008). A inferência dos dados aponta para uma forma recorrente de expor os direitos humanos, a expressão artística. Essa pesquisa foi realizada de modo remoto devido às restrições impostas pela pandemia da doença causada pelo coronavírus (Sars-Cov-2), popularmente conhecida como Covid-19. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Maria Letícia Mazzucchi |