Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFarias, Rossele Hackbart
dc.date.accessioned2022-03-16T20:56:51Z
dc.date.available2022-03-15
dc.date.available2022-03-16T20:56:51Z
dc.date.issued2020-06-12
dc.identifier.citationFARIAS, Rossele Hackbart. Cartografia escolar: os mapas mentais na construção do pensamento espacial com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Rosangela Lurdes Spironello. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8203
dc.description.abstractA presente pesquisa foi construída e materializada tendo como foco o ensino de Geografia escolar, em que, buscou-se discutir a relação entre os mapas mentais e o pensamento espacial, perpassando por importantes conceitos da ciência geográfica, constatando a necessidade de ensinar criticamente, reflexivamente sobre o espaço ao qual o(a)s aluno(a)s estão inserido(a)s. Desta forma, o objetivo central da proposta foi desenvolver processos espaciais, articulando o ensino, a cartografia escolar, na perspectiva da construção do pensamento espacial através dos mapas mentais como instrumento metodológico produzido pelos alunos do ensino de Geografia no 6° ano do Ensino Fundamental. Foi escolhida uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Adventista de Pelotas para a experiência de pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa inspirou-se na abordagem de (Kozel, 2007) e (Lynch, 1997) para a análise e interpretações dos mapas mentais. O lugar foi definido como um dos conceitos geográficos norteadores deste trabalho, na experiência prática com mapas mentais. Articulado nesse encaminhamento, temos o desenvolvimento teórico desta pesquisa fundamentando em alguns autores como, FERREIRA (2013), DUARTE (2017), CASTELLAR (2017), STRAFORINI (2018), SILVA (2018), na perspectiva do pensamento espacial. No que diz respeito aos conceitos geográficos, tem-se como referenciais, alguns autores como, CAVALCANTI (2005), (2012), CALLAI (2000), (2001) e SOUZA (2013). Sobre cartografia escolar e mapas mentais, temos como fontes buscadas, os autores como PONTUSCHKA (2009), RICHTER (2011), LIMA e KOZEL (2009), PASSINI (2012), NETO e BARBOSA (2012). Ao analisarmos os mapas mentais, nas perspectivas mencionadas e interpretando no contexto do ensino da Geografia, conseguiu-se perceber um conjunto de linguagens, sensações, experiências, vivências, conforme as teorias aqui estudadas. A cidade, nesse sentido, expressa no conceito de lugar, foi o locus para esses desdobramentos. Por fim, compreendemos que os mapas mentais se mostraram eficazes a partir da articulação dos conceitos geográficos estudados, mostrando com base nas representações, elementos importantes que podem ser explorados pelo professor em sala de aula, contribuindo e estimulando, desta forma, a formação do pensamento espacial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMapas mentaispt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectConceitos geográficospt_BR
dc.subjectPensamento espacialpt_BR
dc.subjectMental mapspt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectGeographical conceptspt_BR
dc.subjectSpatial thinkingpt_BR
dc.titleCartografia Escolar : os mapas mentais na construção do pensamento espacial com alunos do 6° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSchool cartography: mental maps in the construction of spatial thinking with 6th grade students.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1480851090929820pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5122075802019310pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dias, Liz Cristiane
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2974384756028670pt_BR
dc.description.resumoThis research was conceived and materialized having as focus the teaching of Geography at school, in which, it aimed to discuss the relation between mental maps and the space thinking, running through important concepts of the Geography science, verifying the necessity of teaching critically and reflexively about space to which the student(s) are inserted. Thus, the main objective of this work was to develop space processes, articulating teaching, school cartography, in the perspective of the construction of space thinking through mental maps as methodological instruments produced by 6th grade Geography students in elementary school. It was chosen a 6th primary grade group of the Adventist School of Pelotas for the experience of this research. Methodologically, the research was inspired in the approach of (Kozel, 2007) and (Lynch, 1997) for analysis and interpretation of mental maps. The space was defined as one of the Geography guiding concepts of this work, in the practical experience with mental maps. Articulating in this forwarding, we have the theoretical development of this research based on some authors such as, FERREIRA (2013), DUARTE (2017), CASTELLAR (2017), STRAFORINI (2018), SILVA (2018), in the perspective of space thinking. Regarding to Geography concepts, we have as reference, some authors such as CAVALCANTI (2005), (2012), CALLAI (2000), (2001) and SOUZA (2013). In terms school cartography we have as sources researched, the authors such as PONTUSCHKA (2009), RICHTER (2011), LIMA and KOZEL (2009), PASSINI (2012), NETO and BARBOSA (2012). When we analyze the mental maps, in the mentioned perspectives and interpreting in the context of Geography teaching, it was possible to realize the sets of languages, sensations, experiences, experimentations, according the theories studied here. The city, in this sense, expressed in the concept of space was the locus for these unfoldings. Finally, we understand that the mental maps were considered efficient from the articulation of Geography concepts studied, showing based on the representations, important elements that can be explored by the teacher in the classroom, contributing and stimulating, thus, in the construction of space thinking.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesFARIAS, Rossele Hackbart. Cartografia escolar: os mapas mentais na construção do pensamento espacial com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Rosangela Lurdes Spironello. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.contributor.advisor1Spironello, Rosangela Lurdes


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem