dc.creator | Farias, Rossele Hackbart | |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T20:56:51Z | |
dc.date.available | 2022-03-15 | |
dc.date.available | 2022-03-16T20:56:51Z | |
dc.date.issued | 2020-06-12 | |
dc.identifier.citation | FARIAS, Rossele Hackbart. Cartografia escolar: os mapas mentais na construção
do pensamento espacial com alunos do 6º ano do ensino fundamental.
Orientadora: Rosangela Lurdes Spironello. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em
Geografia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas,
Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8203 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi construída e materializada tendo como foco o ensino de
Geografia escolar, em que, buscou-se discutir a relação entre os mapas mentais e o
pensamento espacial, perpassando por importantes conceitos da ciência geográfica,
constatando a necessidade de ensinar criticamente, reflexivamente sobre o espaço
ao qual o(a)s aluno(a)s estão inserido(a)s. Desta forma, o objetivo central da proposta
foi desenvolver processos espaciais, articulando o ensino, a cartografia escolar, na
perspectiva da construção do pensamento espacial através dos mapas mentais como
instrumento metodológico produzido pelos alunos do ensino de Geografia no 6° ano
do Ensino Fundamental. Foi escolhida uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental
da Escola Adventista de Pelotas para a experiência de pesquisa. Metodologicamente,
a pesquisa inspirou-se na abordagem de (Kozel, 2007) e (Lynch, 1997) para a análise
e interpretações dos mapas mentais. O lugar foi definido como um dos conceitos
geográficos norteadores deste trabalho, na experiência prática com mapas mentais.
Articulado nesse encaminhamento, temos o desenvolvimento teórico desta pesquisa
fundamentando em alguns autores como, FERREIRA (2013), DUARTE (2017),
CASTELLAR (2017), STRAFORINI (2018), SILVA (2018), na perspectiva do
pensamento espacial. No que diz respeito aos conceitos geográficos, tem-se como
referenciais, alguns autores como, CAVALCANTI (2005), (2012), CALLAI (2000),
(2001) e SOUZA (2013). Sobre cartografia escolar e mapas mentais, temos como
fontes buscadas, os autores como PONTUSCHKA (2009), RICHTER (2011), LIMA e
KOZEL (2009), PASSINI (2012), NETO e BARBOSA (2012). Ao analisarmos os
mapas mentais, nas perspectivas mencionadas e interpretando no contexto do ensino
da Geografia, conseguiu-se perceber um conjunto de linguagens, sensações,
experiências, vivências, conforme as teorias aqui estudadas. A cidade, nesse sentido,
expressa no conceito de lugar, foi o locus para esses desdobramentos. Por fim,
compreendemos que os mapas mentais se mostraram eficazes a partir da articulação
dos conceitos geográficos estudados, mostrando com base nas representações,
elementos importantes que podem ser explorados pelo professor em sala de aula,
contribuindo e estimulando, desta forma, a formação do pensamento espacial. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Mapas mentais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Conceitos geográficos | pt_BR |
dc.subject | Pensamento espacial | pt_BR |
dc.subject | Mental maps | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | pt_BR |
dc.subject | Geographical concepts | pt_BR |
dc.subject | Spatial thinking | pt_BR |
dc.title | Cartografia Escolar : os mapas mentais na construção do pensamento espacial com alunos do 6° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | School cartography: mental maps in the construction of spatial thinking with 6th grade students. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1480851090929820 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5122075802019310 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Dias, Liz Cristiane | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2974384756028670 | pt_BR |
dc.description.resumo | This research was conceived and materialized having as focus the teaching of
Geography at school, in which, it aimed to discuss the relation between mental maps
and the space thinking, running through important concepts of the Geography science,
verifying the necessity of teaching critically and reflexively about space to which the
student(s) are inserted. Thus, the main objective of this work was to develop space
processes, articulating teaching, school cartography, in the perspective of the
construction of space thinking through mental maps as methodological instruments
produced by 6th grade Geography students in elementary school. It was chosen a 6th
primary grade group of the Adventist School of Pelotas for the experience of this
research. Methodologically, the research was inspired in the approach of (Kozel, 2007)
and (Lynch, 1997) for analysis and interpretation of mental maps. The space was
defined as one of the Geography guiding concepts of this work, in the practical
experience with mental maps. Articulating in this forwarding, we have the theoretical
development of this research based on some authors such as, FERREIRA (2013),
DUARTE (2017), CASTELLAR (2017), STRAFORINI (2018), SILVA (2018), in the
perspective of space thinking. Regarding to Geography concepts, we have as
reference, some authors such as CAVALCANTI (2005), (2012), CALLAI (2000), (2001)
and SOUZA (2013). In terms school cartography we have as sources researched, the
authors such as PONTUSCHKA (2009), RICHTER (2011), LIMA and KOZEL (2009),
PASSINI (2012), NETO and BARBOSA (2012). When we analyze the mental maps, in
the mentioned perspectives and interpreting in the context of Geography teaching, it
was possible to realize the sets of languages, sensations, experiences,
experimentations, according the theories studied here. The city, in this sense,
expressed in the concept of space was the locus for these unfoldings. Finally, we
understand that the mental maps were considered efficient from the articulation of
Geography concepts studied, showing based on the representations, important
elements that can be explored by the teacher in the classroom, contributing and
stimulating, thus, in the construction of space thinking. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | FARIAS, Rossele Hackbart. Cartografia escolar: os mapas mentais na construção
do pensamento espacial com alunos do 6º ano do ensino fundamental.
Orientadora: Rosangela Lurdes Spironello. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em
Geografia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas,
Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Spironello, Rosangela Lurdes | |