Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBittencourt Junior, Hamilton Oliveira
dc.date.accessioned2022-01-13T18:18:12Z
dc.date.available2021-12-27
dc.date.available2022-01-13T18:18:12Z
dc.date.issued2021-11-25
dc.identifier.citationBITTENCOURT JUNIOR, Hamilton Oliveira Urbxtract : a extração geométrica pelo olhar no enquadramento da fotografia urbana. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8122
dc.description.abstractThis work seeks to reflect on the process of creation found in the production of a series of abstract photographs taken by myself, entitled “Urbxtract.” The contemplation of the city of Pelotas/RS was the starting point for the undertaking of this photographic series, whose object of study begins through my view of the elements of everyday architecture, which are then transported to a new place, an artistic place, thus establishing my artform. The methodology of the work consisted of photographing building geometrics and relying on these constructions to capture basic shapes. Effort was made to utilize all the visual aspects available according to the scene, while cutting out the minimum framing of a certain portion of the city. These photographs are abstract in nature and were finished in black and white. By relating the present social situation to the artistic process by means of resignifying architectural objects of the urban space through the appropriation of its image, I attempt to answer the following question: Is it possible to contemplate what surrounds us in the city from within the contemporary rhythm? To support the choices made regarding the framing and capturing of details during the production of these images, I refer to the art movements of Minimalism, Concrete and Neo-Concrete Art, the Brazilian Modernist Photography, the German and Russian avant-gardes, and Straight Photography, as well as to Bosi, (1988), Ingold, (2008), and Ostrower's contributions on the act of looking, Peixoto's (2004) ideas regarding the city, the concept of 'windowing' (DIAS, 2011), and the metaphor 'gleaning' (LODDI; MARTINS, 2009) as my main artistic and theoretical references, respectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectOlharpt_BR
dc.subjectGeométricopt_BR
dc.subjectUrbanopt_BR
dc.subjectContemplaçãopt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectLookpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectUrbanpt_BR
dc.subjectContemplationpt_BR
dc.titleUrbxtract : a extração geométrica pelo olhar no enquadramento da fotografia urbana.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2599990616374783pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1188602959337493pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca refletir sobre o processo de criação presente na produção de uma série de fotografias realizadas por mim, intitulada “Urbxtract”. A contemplação da cidade de Pelotas/RS é o ponto de partida para a realização desta série fotográfica, cujo objeto de estudo inicia com meu olhar para os elementos da arquitetura cotidiana, que são transportados para um novo lugar, um lugar de arte, constituindo, assim, minha poética. A metodologia do trabalho consistiu em fotografar partes geométricas das construções usando esses prédios para capturar formas básicas segundo as possibilidades visuais que se apresentavam em cena, extraindo o mínimo enquadramento de certa porção da cidade. Essas fotografias foram finalizadas em preto e branco. Ao relacionar a presente conjuntura social com o fazer artístico através da ressignificação dos objetos arquitetônicos do espaço urbano por meio da apropriação de sua imagem, tento responder à seguinte questão: no ritmo contemporâneo seria possível contemplar o que nos cerca na cidade? Utilizo como principais referenciais artísticos os movimentos do minimalismo; da arte concreta e neoconcreta; a fotografia moderna brasileira; as vanguardas alemã e russa; e a fotografia direta. E como principais referenciais teóricos, acerca do olhar Bosi, (1988); Ingold (2008) e Ostrower, (1988); da cidade Peixoto, (2004) e do enquadramento Aumont, (1993) e Dubois (1998), tanto quanto o conceito de ‘ajanelar’ (DIAS, 2011), e a metáfora de ‘catar’ (LODDI; MARTINS, 2009) para pensar sobre as escolhas nos enquadramentos e na captura de detalhes para a produção dessas imagens.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pohlmann, Angela Raffin


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem