dc.creator | Mörschbächer, Bianca | |
dc.date.accessioned | 2022-01-13T18:16:19Z | |
dc.date.available | 2021-12-27 | |
dc.date.available | 2022-01-13T18:16:19Z | |
dc.date.issued | 2021-11-11 | |
dc.identifier.citation | MOSCHBACHER, Bianca. Ensino de desenho digital na graduação em design digital da UFPel : relato de experiência de estágio docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8119 | |
dc.description.abstract | How has digital drawing been approached and understood at university? What are the
practices and discourses about this language in higher education? The presupposition that
guides this research establishes that although the issue of digital drawing has spread as a
mode of expression, communication, information and entertainment, it is still a subject that is
little discussed in the academic world in general. “Digital Drawing Teaching in Digital Design
Graduation at UFPEL: Teaching Internship Experience Report” focuses on the university
space as a place of production and reproduction of knowledge and fi nds in the experience
of the teaching internship linked to the Masters in Visual Arts at the University Federal de
Pelotas an approximation between the interests and poetics of the research subject and the
researched object. That said, I present the report of this experience carried out in 2020 in the
discipline “Drawing Fundamentals II”, off ered in the Digital Design Course at UFPEL, in a
special semester taught at a distance as a result of the Covid-19 pandemic. Complementarily,
I use techniques of bibliographic review, document analysis, content analysis and descriptive
statistics of data collected in institutional university channels, questionnaires and semistructured
interviews aimed at the teaching and student community. Relevant issues involving
digital drawing, such as cyberculture, digital art and formal and non-formal education in arts
education are contextualized as well as the debate on relevant issues involving the theme, such
as the approach to digital language and the relationship between artists. Finally, guidelines
are formulated in relation to possible spaces for contemplating the content and experimenting
with digital drawing in the university. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte digital | pt_BR |
dc.subject | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Desenho digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino em artes | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Art and technology | pt_BR |
dc.subject | Cyberculture | pt_BR |
dc.subject | Digital drawing | pt_BR |
dc.subject | Teaching in arts | pt_BR |
dc.title | Ensino de desenho digital na graduação em design digital da UFPel : relato de experiência de estágio docente. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8714752365674168 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5432502689096973 | pt_BR |
dc.description.resumo | De que modo o desenho digital tem sido abordado e compreendido na universidade? Quais
são as práticas e os discursos acerca dessa linguagem no ensino superior? O pressuposto
que orienta a presente pesquisa estabelece que embora a questão do desenho digital tenha
se propagado enquanto modo de expressão, comunicação, informação e entretenimento,
ainda é um tema pouco abordado no meio acadêmico em geral. “Ensino de Desenho
Digital na Graduação em Design Digital da UFPEL: Relato de Experiência de Estágio
Docente” concentra-se no espaço da universidade como lugar de produção e reprodução do
conhecimento e encontra na experiência do estágio docente vinculado ao Mestrado em Artes
Visuais da Universidade Federal de Pelotas uma aproximação entre interesses e poéticas do
sujeito pesquisador e do objeto pesquisado. Dito isto, apresento o relato desta experiência
realizada em 2020 na disciplina “Fundamentos do Desenho II”, ofertada no Curso de
Design Digital da UFPEL, em semestre especial ministrado à distância em decorrência da
pandemia da Covid-19. De maneira complementar, utilizo técnicas de revisão bibliográfi ca,
análise documental, análise de conteúdo e estatística descritiva de dados coletados em canais
institucionais da universidade, questionários e entrevistas semi-estruturadas direcionados à
comunidade docente e discente. Questões relevantes que envolvem o desenho digital, tais
como cibercultura, arte digital e educação formal e não formal na educação em artes são
contextualizadas bem como o debate sobre problemáticas relevantes que envolvem o tema,
a exemplo da aproximação com a linguagem digital e a relação entre artistas. Por fi m, são
formuladas orientações em relação aos espaços possíveis para a contemplação do conteúdo e
da experimentação do desenho digital na universidade.
Palavras-chave: Arte Digital; Arte e Tecnologia; Cibercultura | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | MOSCHBACHER, Bianca. Ensino de desenho digital na graduação em design digital da UFPel : relato de experiência de estágio docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Weymar, Lúcia Bergamaschi Costa | |