Show simple item record

dc.creatorMörschbächer, Bianca
dc.date.accessioned2022-01-13T18:16:19Z
dc.date.available2021-12-27
dc.date.available2022-01-13T18:16:19Z
dc.date.issued2021-11-11
dc.identifier.citationMOSCHBACHER, Bianca. Ensino de desenho digital na graduação em design digital da UFPel : relato de experiência de estágio docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8119
dc.description.abstractHow has digital drawing been approached and understood at university? What are the practices and discourses about this language in higher education? The presupposition that guides this research establishes that although the issue of digital drawing has spread as a mode of expression, communication, information and entertainment, it is still a subject that is little discussed in the academic world in general. “Digital Drawing Teaching in Digital Design Graduation at UFPEL: Teaching Internship Experience Report” focuses on the university space as a place of production and reproduction of knowledge and fi nds in the experience of the teaching internship linked to the Masters in Visual Arts at the University Federal de Pelotas an approximation between the interests and poetics of the research subject and the researched object. That said, I present the report of this experience carried out in 2020 in the discipline “Drawing Fundamentals II”, off ered in the Digital Design Course at UFPEL, in a special semester taught at a distance as a result of the Covid-19 pandemic. Complementarily, I use techniques of bibliographic review, document analysis, content analysis and descriptive statistics of data collected in institutional university channels, questionnaires and semistructured interviews aimed at the teaching and student community. Relevant issues involving digital drawing, such as cyberculture, digital art and formal and non-formal education in arts education are contextualized as well as the debate on relevant issues involving the theme, such as the approach to digital language and the relationship between artists. Finally, guidelines are formulated in relation to possible spaces for contemplating the content and experimenting with digital drawing in the university.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArte digitalpt_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectDesenho digitalpt_BR
dc.subjectEnsino em artespt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectArt and technologypt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectDigital drawingpt_BR
dc.subjectTeaching in artspt_BR
dc.titleEnsino de desenho digital na graduação em design digital da UFPel : relato de experiência de estágio docente.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8714752365674168pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5432502689096973pt_BR
dc.description.resumoDe que modo o desenho digital tem sido abordado e compreendido na universidade? Quais são as práticas e os discursos acerca dessa linguagem no ensino superior? O pressuposto que orienta a presente pesquisa estabelece que embora a questão do desenho digital tenha se propagado enquanto modo de expressão, comunicação, informação e entretenimento, ainda é um tema pouco abordado no meio acadêmico em geral. “Ensino de Desenho Digital na Graduação em Design Digital da UFPEL: Relato de Experiência de Estágio Docente” concentra-se no espaço da universidade como lugar de produção e reprodução do conhecimento e encontra na experiência do estágio docente vinculado ao Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas uma aproximação entre interesses e poéticas do sujeito pesquisador e do objeto pesquisado. Dito isto, apresento o relato desta experiência realizada em 2020 na disciplina “Fundamentos do Desenho II”, ofertada no Curso de Design Digital da UFPEL, em semestre especial ministrado à distância em decorrência da pandemia da Covid-19. De maneira complementar, utilizo técnicas de revisão bibliográfi ca, análise documental, análise de conteúdo e estatística descritiva de dados coletados em canais institucionais da universidade, questionários e entrevistas semi-estruturadas direcionados à comunidade docente e discente. Questões relevantes que envolvem o desenho digital, tais como cibercultura, arte digital e educação formal e não formal na educação em artes são contextualizadas bem como o debate sobre problemáticas relevantes que envolvem o tema, a exemplo da aproximação com a linguagem digital e a relação entre artistas. Por fi m, são formuladas orientações em relação aos espaços possíveis para a contemplação do conteúdo e da experimentação do desenho digital na universidade. Palavras-chave: Arte Digital; Arte e Tecnologia; Ciberculturapt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesMOSCHBACHER, Bianca. Ensino de desenho digital na graduação em design digital da UFPel : relato de experiência de estágio docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2021.pt_BR
dc.contributor.advisor1Weymar, Lúcia Bergamaschi Costa


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record