Show simple item record

dc.creatorQuevedo, Jaíne Telles
dc.date.accessioned2021-11-30T17:38:58Z
dc.date.available2021-11-30T17:38:58Z
dc.date.issued2021-08-25
dc.identifier.citationQUEVEDO, Jaíne Telles. Saberes a ensinar e para ensinar matemática na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas: um olhar a partir da pesquisa documental (1979 - 2017). Orientadora: Daniela Stevanin Hoffmann. 2021. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8068
dc.description.abstractBased on documentary research, this thesis seeks to answer the following investigative question: What traces of knowledge for teaching and knowledge to teach mathematics are present at Licenciatura em Pedagogia of Universidade Federal Pelotas (LPe/UFPel) in the period from 1979 to 2017? The qualitative research exams official documents of the LPe/UFPel (pedagogical projects, curricular matrices, characterizations and teaching plans of compulsory subjects aimed at the development of mathematical knowledge – which includes disciplines related to curricular internship), in addition to ten Final Course Papers (FCP) written by students at the end of the course. The analysis of historical and contemporary documents was highlighted in Valente (2017) and its theoretical appropriation regarding the knowledge for teaching and knowledge to teach mathematics according to the ideas of Hofstetter and Schneuwly (2017). Knowledge to teach refers to content-specific knowledge of the areas of knowledge. From the documentary analysis carried out it was possible to see that, throughout the studied period, knowledge for teaching and knowledge to teach mathematics emerge from the academic instruction offered at LPe/UFPel in different historical moments. In the first period (1979-2000) the knowledge to teach emerges and in the second period (2001-2017) the knowledge for teaching emerges. It is also emphasized that regardless the gaps left by the erasure of the knowledge to teach in the mathematical practice of the LPe/UFPel, after the turn of the millennium, an effort is perceived to bring to light the discussions about teaching and learning in this area of knowledge, mainly verified in the problematizations that took place in the student’s FCP.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPesquisa documentalpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.subjectSaberes a ensinar e para ensinarpt_BR
dc.subjectFormação matemáticapt_BR
dc.subjectDocumentary researchpt_BR
dc.subjectDegree in pedagogypt_BR
dc.subjectKnowledge for teaching and knowledge to teachpt_BR
dc.subjectMathematical knowledgept_BR
dc.titleSaberes a ensinar e para ensinar matemática na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas: um olhar a partir da pesquisa documental (1979 - 2017)pt_BR
dc.title.alternativeKnowledge for teaching and knowledge to teach mathematics at Licenciatura em Pedagogia of Universidade Federal Pelotas: a look from documentary research (1979 - 2017).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1274767143646792pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2144446854611974pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7810711686517284pt_BR
dc.description.resumoAlicerçada em uma pesquisa documental a presente dissertação busca responder a seguinte questão investigativa: Quais traços dos saberes a ensinar e para ensinar matemática estão presentes na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas no período de 1979 a 2017? A pesquisa qualitativa abarca documentos oficiais da LPe/UFPel (Projetos Pedagógicos, matrizes curriculares, caracterizações e planos de ensino de disciplinas obrigatórias voltadas a formação de saberes matemáticos – o que inclui disciplinas referentes ao estágio docente), além de dez Trabalhos Finais de Curso (TFCs) escritos por estagiárias no final da graduação. A análise dos documentos históricos e contemporâneos foi alçada em Valente (2017) e sua apropriação teórica a respeito dos saberes a e para ensinar matemática, segundo os propostos Hofstetter e Schneuwly (2017). Os saberes a ensinar referem-se aos saberes específicos de conteúdo das áreas do conhecimento. Já os saberes para ensinar, seriam a expertise profissional ou ferramentas do ensino utilizadas pelo professorado. A partir do método de análise documental realizado foi possível constatar que, ao longo do período estudado, os saberes a ensinar e para ensinar matemática emergem da formação ofertada na LPe/UFPel, apenas em momentos históricos distintos. No primeiro período (1979-2000) emergem os saberes a ensinar e no segundo período (2001-2017) emergem os saberes para ensinar. Ressalta-se ainda, que independentemente das lacunas deixadas pelo apagamento dos saberes a ensinar na formação matemática dessa Licenciatura, após a virada do milênio, foi possível constatar um esforço em trazer à tona as discussões a respeito do ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento, principalmente, ao verificar as problematizações tecidas nos Trabalhos Finais de Curso das acadêmicas analisados.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Hoffmann, Daniela Stevanin


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record