Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFerreira, André Nunes
dc.date.accessioned2021-11-30T17:38:36Z
dc.date.available2021-11-30T17:38:36Z
dc.date.issued2021-08-26
dc.identifier.citationFERREIRA, André Nunes. Dimensão afetiva de professores de matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8066
dc.description.abstractThis research was developed in the Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) at Universidade Federal de Pelotas (UFPel). I sought to understand how the affective dimension of mathematics teachers at the Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande (IFRS/RG) manifests itself in their relationship with Mathematics and its teaching-learning process. I argued that the affective dimension is an important component that inexorably participates in the teaching-learning process of mathematics, recognizing that the subjects involved in this process are unique and inseparable from their affective dimension. In agreement with these thoughts, several authors related teaching-learning issues with the affective dimension, such as Inés Maria Gómez Chacón and Henri Wallon. This work was based on Chacón (2003) with an emphasis on the understanding of the affective dimension and some of its descriptors (beliefs, emotions and attitudes) expressed by mathematics teachers. A qualitative research was developed, using the Online Collection with Online Recruitment (OCOR) model, using the case study method. Digital tools, such as Google Platform and Google Meet forms, were used to carry out online forms, in which I identified the manifestation of emotions, attitudes and beliefs. I was able to answer my research question and the general and specific objectives, relating the affective dimension with the manifestations of some of its descriptors with the questions proposed to mathematics teachers who teach in high school at IFRS/RG. Finally, I show some perspectives of continuity for this research.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática emocionalpt_BR
dc.subjectDimensão afetivapt_BR
dc.subjectProfessores de Matemáticapt_BR
dc.subjectEmotional mathematicspt_BR
dc.subjectAffective dimensionpt_BR
dc.subjectMathematics teachers.pt_BR
dc.titleDimensão afetiva de professores de matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeAFFECTIVE DIMENSION OF MATHEMATICS TEACHERS FROM THE INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO RIO GRANDE DO SUL.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2144446854611974pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Busquei compreender como se manifesta a dimensão afetiva de professores de matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande (IFRS/RG) na sua relação com a Matemática e o seu processo de ensino-aprendizagem. Defendi que a dimensão afetiva é um importante componente que, inexoravelmente, participa do processo de ensino-aprendizagem de matemática, reconhecendo que os sujeitos envolvidos nesse processo são únicos e indissociáveis de sua dimensão afetiva. Em acordo com esses pensamentos, diversos estudiosos relacionaram as questões de ensino-aprendizagem com a dimensão afetiva, tais como Inés Maria Gómez Chacón e Henri Wallon. Este trabalho foi embasado em Chacón (2003) com ênfase no entendimento da dimensão afetiva e de alguns de seus descritores (crenças, emoções e atitudes) manifestados por professores de matemática. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, no modelo de Coleta Online com Recrutamento Online (CORO), com o método de estudo de caso. Foram utilizadas ferramentas digitais, como formulários da Plataforma Google e Google Meet, para a realização de formulários online, em que identifiquei a manifestação de emoções, atitudes e crenças. Consegui responder a minha questão de pesquisa e os objetivos geral e específico, relacionando a dimensão afetiva com as manifestações de alguns dos seus descritores com as questões propostas aos docentes que atuam na Matemática do ensino médio do IFRS/RG. Por fim, mostro algumas perspectivas de continuidade para esta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Hoffmann, Daniela Stevanin


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem