Mostrar el registro sencillo del ítem
CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
dc.creator | Rody, Bárbara Cezano | |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T01:03:15Z | |
dc.date.available | 2021-11-03 | |
dc.date.available | 2021-11-05T01:03:15Z | |
dc.date.issued | 2021-02-04 | |
dc.identifier.citation | RODY, Bárbara Cezano. CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil. 133f. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8050 | |
dc.description.abstract | This research investigates the work of Brazilian black women filmmakers, eyeing at their aesthetics, methodologies and ways to make their achievements and distributions viable. The crossing between women, black and artists points out black women filmmakers as central to this dissertation, in view of an afrocentric methodology, and an oppositional gaze to find these women who were previously invisible by the history of National Cinema. The objective is to add this work to the projects of counter-hegemonic narratives that cultural movements of black origin develop under the influence of Brazilian black movements, going against the stereotypes of the black people, and encouraging the empowerment of new black women artists through the representativeness that these black women has in the history of Brazilian Black Cinema. The theoretical-methodological process of the research finds reference in authors such as Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale, Conceição Evaristo, Grada Kilomba and Janaína Oliveira. In the same way, it establishes a relationship with the meaning of curator (cure - pain), reflected in my productions as a writer (living) - experiences, in the search for dialogue with the productions of the reference artists in the investigation, contributing to my own empowerment as an artist and, with the academic community in the discussion about black representativeness in the production in Art. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Cinema negro | pt_BR |
dc.subject | Cineastas negras brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | Black cinema | pt_BR |
dc.subject | Brazilian black women filmmakers | pt_BR |
dc.subject | Representativeness | pt_BR |
dc.subject | Empowerment | pt_BR |
dc.title | CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5206612386075236 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3858201697400054 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investiga obras de cineastas negras brasileiras, olhando suas estéticas, metodologias e formas para viabilizar suas realizações e distribuições. O atravessamento entre mulher, negra e artista aponta as cineastas como centrais nesta dissertação, tendo em vista uma metodologia afrocêntrica e um olhar opositor para encontrá-las, antes invisibilizadas pela história do Cinema Nacional. O objetivo é somar este trabalho a outros projetos de narrativas contra-hegemônicas que movimentos culturais de origem negra desenvolvem, sob influência dos movimentos negros brasileiros, indo na contramão da estereotipação dessas pessoas e estimulando o empoderamento de novas artistas através da representatividade que essas mulheres tem nas histórias dos Cinemas Negros Brasileiros. O processo teórico-metodológico da pesquisa encontra referência em autoras como Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale, Conceição Evaristo, Grada Kilomba e Janaína Oliveira. Da mesma forma, estabelece relação com o significado de cura-dor, refletido em minhas produções como escre(vivências), na busca pelo diálogo com as produções das artistas referenciais na investigação, contribuindo para o meu próprio empoderamento enquanto artista e, com a comunidade acadêmica na discussão sobre representatividade negra na produção em Arte. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chaves, Larissa Patron |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGArtes: Dissertações e Teses [169]
Abrange as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.