Show simple item record

dc.creatorPaz, Caroline Ribeiro
dc.date.accessioned2021-10-01T14:16:48Z
dc.date.available2021-09-30
dc.date.available2021-10-01T14:16:48Z
dc.date.issued2021-04-28
dc.identifier.citationPAZ, Caroline Ribeiro. Entre as palhas de Xapanã: sentidos e conexões para a criação etno-performativa. Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8011
dc.description.abstractThe research presented refers to the master's dissertation developed with the Post-graduate Program in Visual Arts at the Arts Center of the Federal University of Pelo-tas - UFPel, linked to the line of research Processes of Creation and Poetics of Eve-ryday Life. The main objective was to compose an artistic work of an ethnoperforma-tive character and to problematize it based on experimentation and the creation of a new look at the gestures and senses inspired by the Orixá Xapanã, through a video dance. The specific objectives are: to produce material in video dance as a way of valuing and disseminating the black theme; reflect on the creative process in dance around the universe of Orixá Xapanã; contribute to the dissemination of black arts through an afroreferenced work of video dance. The study, which adopted performa-tive ethnography as a theoretical-methodological line, addresses an artistic creation process inspired by the Orixá Xapanã and its signs, in which I sought, through expe-riments that emerged from my body in movement, to build an audiovisual work in a performance that resulted in the creation of the video work ―Atotoó - interdicts and mysteries of blackness‖, in partnership with the artist Bárbara Cezano. The main theoretical references were adopted: (SILVA, 2014); (RIBEIRO, 2019); (DUMAS, 2019); (CORRÊA, 1992); (DANTAS, 2016); (SAMPAIO, 2012); (COELHO, 2019); (OSTROWER, 1981); (NETO, 2019); (MUNANGA, 2005); (CÔRTEZ, 2013); (PRANDI, 2005; 2001); (GUIMARÃES, 2017); (FERREIRA, 2011), among others who also contributed to the development of this writing. We sought to explore ele-ments associated with the Afro-religious universe through a contemporary visuality, avoiding the distancing of ancestral aspects of black culture that articulate with Batu-que in Rio Grande do Sul, based on my experience as a practitioner and frequenter of a Terreiro. The research was conducted along a narrative line that had as its cen-tral point the individual-orixá-religiosity relationship, translating and rereading for the video scene some of the elements that represented or made reference to this deity, such as popcorn, straw, fire. In short, the focus was on the exploration of characteris-tics in his dance, in a direct and indirect way, movement and non-movement, guided by the energy and strength that are the hallmarks of Xapanã, maintaining, as an es-sential characteristic, the mystery that involves the mythology associated with this Orixá that makes the work thematic.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectOrixá Xapanãpt_BR
dc.subjectVídeo-Dançapt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectEtnografia performativapt_BR
dc.subjectVideo-Dancept_BR
dc.subjectBlacknesspt_BR
dc.subjectPerformative ethnographypt_BR
dc.titleEntre as palhas de Xapanã: sentidos e conexões para criação etno-performativa.pt_BR
dc.title.alternativeAmong the straws of Xapanã: senses and connections for ethno-performative creation.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4085199786588020pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0073480063679881pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada refere-se a dissertação de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O objetivo principal foi compor uma obra artística de caráter etnoperformativo e problematizá-la a partir da experimentação e criação de um novo olhar sobre os gestos e sentidos inspirados no Orixá Xapanã, por meio de uma vídeodança. Tem-se como objetivos específicos: produzir um material em vídeodança como forma de valorização e divulgação da temática negra; refletir sobre o processo criativo em dança em torno do universo do Orixá Xapanã; contribuir para a divulgação das artes negras através de uma obra de vídeodança afroreferenciada. O estudo, que adotou como linha teórico-metodológica a etnografia performativa, aborda um processo de criação artística inspirado no Orixá Xapanã e em seus signos, no qual busquei, através de experimentações que emergiram do meu corpo em movimento, a construção de uma obra audiovisual em performance que resultou na criação da obra em vídeo ―Atotoó – interditos e mistérios do negrocorpo‖, em parceria com a artista Bárbara Cezano. Foram adotados como principais referenciais teóricos: (SILVA,2014); (RIBEIRO, 2019); (DUMAS, 2019); (CORRÊA, 1992); (DANTAS, 2016); (SAMPAIO, 2012); (COELHO, 2019); (OSTROWER, 1981); (NETO, 2019); (MUNANGA,2005); (CÔRTEZ,2013); (PRANDI, 2005; 2001);(GUIMARÃES, 2017); (FERREIRA, 2011), entre outros que também colaboraram para o desenvolvimento dessa escrita. Procurou-se explorar elementos associados ao universo afrorreligioso mediante uma visualidade contemporânea, evitando o distanciamento de aspectos ancestrais da cultura negra que se articulam com o Batuque no Rio Grande do Sul, tomando por base minha experiência como praticante e frequentadora de um Terreiro. A pesquisa se conduziu por uma linha narrativa que teve como ponto central a relação indivíduo-orixá-religiosidade, traduzindo e relendo para a cena em vídeo alguns dos elementos que representassem ou fizerem referência a essa divindade, tais como a pipoca, a palha, o fogo. Em suma, o foco esteve voltado para a exploração de características em sua dança, de forma direta e indireta, o movimento e o não movimento, orientando-se pela energia e força que são marcas de Xapanã, mantendo, como característica essencial, o mistério que envolve a mitologia associada a este Orixá que tematiza a obra.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Thiago Silva de Amorim


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record