Show simple item record

dc.creatorLuz, Luciane Bichet
dc.date.accessioned2021-09-08T22:24:39Z
dc.date.available2021-09-08T22:24:39Z
dc.date.issued2021-04-12
dc.identifier.citationLUZ, Luciane Bichet. Saberes elementares de matemática na Escola Normal Regional Imaculada Conceição de Pelotas – RS (1965-1973). Orientadora: Circe Mary Silva da Silva Dynnikov. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7968
dc.description.abstractThe present work aims to identify the mathematical knowledge that are part of the training of normalists at the Regional Normal School Imaculada Conceição from 1955 to 1971, in Pelotas - Rio Grande do Sul. The Rural Normal Schools were created with the aim of training teachers with knowledge specific to act in agricultural areas and also with the intention of containing the rural exodus. We will present a study about the institution and its peculiarities, with theoretical methodological contributions from Cultural History and using document analysis and interviews, in order to answer the investigative question: What elementary knowledge of mathematics was mobilized from the class notes of teacher Ana Maria Dominguez at the Escola Normal Regional Imaculada Conceição from 1965 to 1973? The different sources that produced the historiographic foundation for this study are official documents such as Decrees and Laws, Rural Education Bulletin, Revista do Ensino of state, periodical newspapers that circulated at the time in Rio Grande do Sul, interviews with former teacher and three alumni, notebooks and class notes. The elementary mathematical knowledge that was part of the normal course that school was aimed at those who provided future teachers with a basis for the knowledge to be taught in the primary course. The knowledge to teach fractions, the fundamental operations of arithmetic, the units of measurement and the problems are present in the material produced by the teacher, which refer to indications of teaching resources to be used, suggestions and methods you should follow. The objectification, drawings and concrete materials used in the classroom by the teacher, contemplated the didactic guidelines of authors Edward Thorndike and Irene Albuquerque.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino ruralpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectHistory of mathematical educationpt_BR
dc.titleSaberes elementares de matemática na Escola Normal Regional Imaculada Conceição de Pelotas – RS (1965-1973)pt_BR
dc.title.alternativeElementary knowledge of mathematics in the Regional Normal School Imaculada Conceição de Pelotas – RS (1965-1973)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1429169581159472pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7810711686517284pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo identificar os saberes matemáticos integrantes da formação de normalistas na Escola Normal Regional Imaculada Conceição no período de 1955 a 1971, em Pelotas - Rio Grande do Sul. As Escolas Normais Rurais foram criadas com o objetivo de formar professores com conhecimentos específicos para atuarem nas zonas agrícolas e, também, com intenção de conter o êxodo rural. Apresenta-se um estudo sobre a instituição e suas peculiaridades, com aportes teóricos metodológicos da História Cultural e usando a análise documental e entrevistas, a fim de responder à questão investigativa: Que saberes elementares de matemática foram mobilizados, a partir das notas de aula da professora Ana Maria Dominguez na Escola Normal Regional Imaculada Conceição no período de 1965 a 1973? As diferentes fontes que produziram a fundamentação historiográfica para realizar o presente estudo são os documentos oficiais como Decretos e Leis, Boletim Educação Rural, Revista do Ensino do estado, jornais periódicos que circularam na época no Rio Grande do Sul, entrevistas com a ex-professora e três ex-alunas, cadernos e notas de aula. Os saberes elementares matemáticos que integravam o curso normal na referida escola estavam voltados àqueles que davam embasamento aos futuros professores sobre os saberes a serem ensinados no curso primário. Os saberes para ensinar frações, as operações fundamentais de aritmética, as unidades de medidas e os problemas, estão presentes no material produzido pela professora, sendo estes referentes às indicações de recursos didáticos a serem utilizados, sugestões e métodos que deveria seguir. A objetivação, os desenhos e materiais concretos usados em sala de aula pelo professor contemplavam as orientações didáticas dos autores Edward Thorndike e Irene Albuquerque.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record