Mostrar el registro sencillo del ítem
Processos formativos para além da Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre as contribuições na prática pedagógica de professores de Educação Física
dc.creator | Santos, Leontine Lima dos | |
dc.date.accessioned | 2021-07-23T22:07:02Z | |
dc.date.available | 2021-07-23T22:07:02Z | |
dc.date.issued | 2020-10-09 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Leontine L dos. Processos formativos para além da Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre as contribuições na prática pedagógica de professores de Educação Física. 2020. 140 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7911 | |
dc.description.abstract | Continuing education processes were intensified along 2018 and 2019 in the city of Rio Grande (RS) to meet the current regulations. In this sense, the study aimed at understanding how the educational processes of the education network of the city of Rio Grande could contribute to the pedagogical practice of Physical Education (EF) teachers regarding the National Common Curriculum Basis (BNCC). It is a qualitative research, with traits of a participatory research, which brought up two investigation axes. The first one has to do with a documentary search for records of the City Education Department (SMEd) related to the educational processes carried out in the period addressed, in which the researcher took part in the process as a Pedagogical Assistant to that department. The second one is related to the understanding of the teachers’ perception of their participation in the educational processes proposed and the contributions to their pedagogical practice. Fifty-eight Physical Education teachers participated in that phase, and data were collected by means of a self-applied questionnaire and a field journal. The study has revealed that there is a consolidated educational process in the city, which has been proposed by both SMEd and schools. Furthermore, the participation in those educational processes has contributed to the qualification of the pedagogical practice of Physical Education teachers by going beyond BNCC guidelines. In this sense, reflecting on the implications of educational processes that value improvement among peers, respect the characteristics of school routines, and have the teacher experience as a starting point, tend to mitigate the process of implementation of educational public policies, thus causing a positive impact on the teachers’ pedagogical actions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Política pública educacional | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | pt_BR |
dc.subject | School physical education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject | Educational public policy | pt_BR |
dc.title | Processos formativos para além da Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre as contribuições na prática pedagógica de professores de Educação Física | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational processes beyond the national common curriculum basis: a study on the contributions to the pedagogical practice of physical education teachers | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5202830028335096 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os processos de formação continuada foram intensificados entre os anos de 2018 e 2019 no município de Rio Grande/RS para atender a legislação vigente. Nesse sentido o estudo buscou compreender como os processos formativos da rede municipal do Rio Grande/RS podem contribuir na pratica pedagógica dos professores de Educação Física, a partir da BNCC. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com aproximações de uma pesquisa participante desdobrando-se em dois eixos investigativos: o primeiro direcionado a uma busca documental dos registros da Secretaria de Munícipio da Educação (SMEd) referente aos processos formativos realizados nesse período enquanto pesquisadora e Assessora Pedagógica dessa secretaria. E o segundo eixo referente a compreensão da percepção dos professores sobre a sua participação nos processos formativos propostos e as contribuições na sua prática pedagógica. Participaram dessa etapa 58 professores de Educação Física e os dados foram coletados através de um questionário autoaplicado e do diário de campo. O estudo revelou que os processos formativos realizados no município são propostos tanto pela SMEd quanto pelas instituições escolares. A participação nesses processos formativos contribuiu para a qualificação da pratica pedagógica dos professores de Educação Física para além das orientações da BNCC. Nesse sentido, refletir sobre as implicações desses processos formativos que valorizem as construções aos pares, respeitem as características dos cotidianos escolares e tenham como ponto de partida as experiências dos professores, tendem a amenizar o processo de implementação das políticas públicas educacionais, impactando positivamente nas ações pedagógicas dos professores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Afonso, Mariângela da Rosa |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [351]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.