Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Leontine Lima dos
dc.date.accessioned2021-07-23T22:07:02Z
dc.date.available2021-07-23T22:07:02Z
dc.date.issued2020-10-09
dc.identifier.citationSANTOS, Leontine L dos. Processos formativos para além da Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre as contribuições na prática pedagógica de professores de Educação Física. 2020. 140 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7911
dc.description.abstractContinuing education processes were intensified along 2018 and 2019 in the city of Rio Grande (RS) to meet the current regulations. In this sense, the study aimed at understanding how the educational processes of the education network of the city of Rio Grande could contribute to the pedagogical practice of Physical Education (EF) teachers regarding the National Common Curriculum Basis (BNCC). It is a qualitative research, with traits of a participatory research, which brought up two investigation axes. The first one has to do with a documentary search for records of the City Education Department (SMEd) related to the educational processes carried out in the period addressed, in which the researcher took part in the process as a Pedagogical Assistant to that department. The second one is related to the understanding of the teachers’ perception of their participation in the educational processes proposed and the contributions to their pedagogical practice. Fifty-eight Physical Education teachers participated in that phase, and data were collected by means of a self-applied questionnaire and a field journal. The study has revealed that there is a consolidated educational process in the city, which has been proposed by both SMEd and schools. Furthermore, the participation in those educational processes has contributed to the qualification of the pedagogical practice of Physical Education teachers by going beyond BNCC guidelines. In this sense, reflecting on the implications of educational processes that value improvement among peers, respect the characteristics of school routines, and have the teacher experience as a starting point, tend to mitigate the process of implementation of educational public policies, thus causing a positive impact on the teachers’ pedagogical actions.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPolítica pública educacionalpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectEducational public policypt_BR
dc.titleProcessos formativos para além da Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre as contribuições na prática pedagógica de professores de Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeEducational processes beyond the national common curriculum basis: a study on the contributions to the pedagogical practice of physical education teacherspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096pt_BR
dc.description.resumoOs processos de formação continuada foram intensificados entre os anos de 2018 e 2019 no município de Rio Grande/RS para atender a legislação vigente. Nesse sentido o estudo buscou compreender como os processos formativos da rede municipal do Rio Grande/RS podem contribuir na pratica pedagógica dos professores de Educação Física, a partir da BNCC. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com aproximações de uma pesquisa participante desdobrando-se em dois eixos investigativos: o primeiro direcionado a uma busca documental dos registros da Secretaria de Munícipio da Educação (SMEd) referente aos processos formativos realizados nesse período enquanto pesquisadora e Assessora Pedagógica dessa secretaria. E o segundo eixo referente a compreensão da percepção dos professores sobre a sua participação nos processos formativos propostos e as contribuições na sua prática pedagógica. Participaram dessa etapa 58 professores de Educação Física e os dados foram coletados através de um questionário autoaplicado e do diário de campo. O estudo revelou que os processos formativos realizados no município são propostos tanto pela SMEd quanto pelas instituições escolares. A participação nesses processos formativos contribuiu para a qualificação da pratica pedagógica dos professores de Educação Física para além das orientações da BNCC. Nesse sentido, refletir sobre as implicações desses processos formativos que valorizem as construções aos pares, respeitem as características dos cotidianos escolares e tenham como ponto de partida as experiências dos professores, tendem a amenizar o processo de implementação das políticas públicas educacionais, impactando positivamente nas ações pedagógicas dos professores.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Mariângela da Rosa


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples