Mostrar registro simples

dc.creatorKaefer, Angelica
dc.date.accessioned2021-07-17T23:02:56Z
dc.date.available2021-07-17T23:02:56Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.identifier.citationKAEFER, Angélica. Relacionamento social e aprendizagem motora em adolescentes. Orientadora: Suzete Chiviacowsky. 2020. 312f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7898
dc.description.abstractEvidence in the area of Motor Learning has observed that the satisfaction of the basic psychological needs of autonomy, competence and social relatedness benefits the learning of motor skills in children, adults and the older adults. During adolescence, the way of relating and the centrality that relationships assume makes both the support and the frustration of the social relatedness, can have a substantial impact on the motor learning of this population. In the light of the macro theory of self-determination, a review article and three experimental studies were proposed, with the objective of observing the effects of social relatedness in adolescents aged 14 to 16 years. The task, in the three experiments, involved learning a motor skill to hit a ball, using a racket, on a target. The first experiment aimed to verify the effects of social relatedness support and frustration. Participants were randomly divided into three experimental groups: relatedness support (SR), relatedness frustration (RF) and control. The second experiment verified the effects of support and frustration of social relatedness by a pair on motor learning. Participants were divided into three experimental groups: relatedness support (SR), relatedness frustration (RF) and control. The third experiment aimed to verify the effects of the relatedness, manipulated through a context of cooperation and a context of competition in motor learning. Participants were randomly divided into three experimental groups: cooperation (COO), competition (COMP) and control. Both experiments had phases of practice, retention and transfer. Still, in both experiments the effects of mediating mechanisms were verified, namely: motivation, perception of self-efficacy and affections. The results showed that social relatedness support, either by the experimenter, by a pair, or by the context that promotes positive interaction (cooperation) benefits motor learning, leads to greater motivation, self-efficacy and higher levels of positive affects in adolescents relative to contexts that frustrate the social relatedness. This evidence allows us to conclude that the social relatedness is a socio-cognitive and affective factor that positively impacts motor learning in adolescents. For future studies, it is suggested to verify different contexts that promote positive interaction and its effects on learning motor skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRelacionamentopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectRelatednesspt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.titleRelacionamento social e aprendizagem motora em adolescentespt_BR
dc.title.alternativeSocial relatedness and motor learning in adolescentespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9945635640795381pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3676627708423832pt_BR
dc.description.resumoEvidências na área de Aprendizagem Motora têm observado que a satisfação das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e relacionamento social beneficia a aprendizagem de habilidades motoras em crianças, adultos e idosos. No período da adolescência, a forma de se relacionar e a centralidade que os relacionamentos assumem faz com que tanto o suporte quanto a frustração do relacionamento social, possam exercer substancial impacto na aprendizagem motora desta população. À luz da macro teoria da Autodeterminação, um artigo de revisão e três estudos experimentais foram propostos, com o objetivo de observar os efeitos do relacionamento social em adolescentes com idades entre 14 e 16 anos. A tarefa, nos três experimentos, envolveu a aprendizagem de uma habilidade motora de rebater uma bola, utilizando uma raquete, em um alvo. O primeiro experimento teve como objetivo verificar os efeitos do suporte e da frustração do relacionamento social. Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais: suporte de relacionamento (SR), frustração de relacionamento (FR) e controle. O segundo experimento verificou os efeitos do suporte e frustração do relacionamento social por um par na aprendizagem motora. Os participantes foram divididos em três grupos experimentais: suporte ao relacionamento (SR), frustração ao relacionamento (FR) e controle. O terceiro experimento teve como objetivo verificar os efeitos do relacionamento, manipulados através de um contexto de cooperação e de um contexto de competição na aprendizagem motora. Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais: cooperação (COO), competição (COMP) e controle. Ambos os experimentos contaram com fases de prática, retenção e transferência. Ainda, em ambos os experimentos foram verificados os efeitos de mecanismos mediadores quais sejam: motivação, percepção de autoeficácia e afetos. Os resultados mostraram que o suporte de relacionamento social, seja pelo experimentador, seja por um par, ou pelo contexto que promova interação positiva (cooperação) beneficia a aprendizagem motora, leva a maior motivação, auto eficácia e maiores níveis de afetos positivos em adolescentes relativo a contextos que frustram o relacionamento social. Essas evidências permitem concluir que o relacionamento social é um fator sócio cognitivo e afetivo que impacta positivamente a aprendizagem motora em adolescentes. Para futuros estudos, sugere-se a verificação diferentes contextos que promovam a interação positiva e seus efeitos na aprendizagem de habilidades motoras.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Clark, Suzete Chiviacowsky


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples