Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorArrieche, Luana Echevenguá
dc.date.accessioned2021-07-14T13:55:45Z
dc.date.available2021-07-13
dc.date.available2021-07-14T13:55:45Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.identifier.citationARRIECHE, Luana E. Poéticas Visuais: enquadramentos femininos em videodança. Orientadora: Eleonora Campos da Motta Santos. Co-orientadora: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7889
dc.description.abstractThis research concerns the creation process in video dance, linked to the Post-Grad program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas in the line of research Creation processes and everyday poetics, in which I intend to create video dance overlapping research in Art. The following problem guided me: How to comprehend the research in Arts in/by the creation of video dance? The authors I base for this current research are Rey (1996) and Salles (1998,2006) to reflect on research on Arts, in which the researcher artist, in the immersion of practical poetics overlapping theorization, carries out his creative process and in this work, the creation network is done. The methodology used was oriented by the theoretical practice, by means of activation of experiences and relationships in the curriculum components, participation in events and publication of the work accomplished along the Master’s degree, as I advanced in the research and also through insertion in the research group Caixa de Pandora. For the reflections on video dance, the study is predominantly based on Brum (2012), Rosenberg (2012), Valdellós (2018), and Dubois (2004), who made it possible for me to reflect on the aesthetic and concept of video dance operated on the creative process. I approached the concept of performability of gender which stimulated me to investigate with attention at the discourses around the feminine gender through readings carried out in Butler (2019), Louro (2018), and Saralih (2018). Furthermore, I quote McLaren (2016), Rago (2010), and Evaristo (2005), which helped me with the writing tone of this work, a poetic writing and narrative trough which I focus on the feminine representations that surround me and I am part of. In addition, this research arouses the perception of new and personal possibilities of articulation among the artistic expressions: In this case, of Dance and Visual Arts and at the same time it amplifies narratives of the practice in video dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPesquisa em artespt_BR
dc.subjectvídeodançapt_BR
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectProcessos de criaçãopt_BR
dc.subjectResearch in artspt_BR
dc.subjectVideo dancept_BR
dc.subjectAcademic productionpt_BR
dc.titlePoéticas visuais: enquadramentos femininos em videodançapt_BR
dc.title.alternativeVisual Poetics: feminine insertion in video dancept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4239238908403694pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1781461287024939pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Rosângela Fachel de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945604072370805pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o processo de criação em videodança, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, no qual me proponho criar videodança(s) imbricada(s) à pesquisa em arte. O seguinte problema me guiou: como compreender a pesquisa em artes na/pela criação em videodança? Os autores basilares Rey (1996) e Salles (1998, 2006) me orientam para refletir sobre a pesquisa em artes, na qual o artista-pesquisador, na imersão da prática poética imbricada à teorização, pesquisa seu processo criativo e, neste trabalho, se faz a rede de criação. A metodologia utilizada foi pautada pelo fazer teórico-prático, por meio de agenciamentos das experiências e relações nos componentes curriculares; participação de eventos e publicações do trabalho, realizados ao longo do Mestrado, conforme fui avançando na pesquisa; e também através de minha inserção no grupo de pesquisa Caixa de Pandora. Para as reflexões sobre videodança o estudo está embasado predominantemente em Brum (2012), Rosemberg (2012), Valdellós (2018) e Dubois (2004), que me possibilitaram refletir sobre a grafia e o conceito de videodança operado no processo criativo. Aproximei-me do conceito de performatividade de gênero que me instigou a olhar com atenção para os discursos em torno do gênero feminino, através de leituras realizadas em Butler (2019), Louro (2018) e Saralih (2018). Além destes, cito McLaren (2016), Rago (2010) e Evaristo (2005) que me auxiliaram com o tom da escrita deste trabalho, uma escrita poética e narrativa através da qual me atento para as representações do feminino que me circundam e constituem. Por fim, esta pesquisa instiga a percepção de novas e pessoais possibilidades de articulação entre as expressões artísticas: neste caso, da Dança e das Artes Visuais, assim como expande narrativas sobre o fazer em videodança.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARRIECHE, Luana E. Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança. Orientadora: Eleonora Campos da Motta Santos. Co-orientadora: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. ARRIECHE, Luana E. Visual poetics: feminine insertion in video dance. Adviser: Eleanora da Motta Santos. Co-adviser: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 p. Dissertation (Master’s degree in Visual Arts) - Center of Arts, Visual Arts – Federal University of Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eleonora Campos da Motta


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem