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dc.creatorAvila, Kathleen Oliveira de
dc.date.accessioned2021-07-14T13:55:02Z
dc.date.available2021-07-13
dc.date.available2021-07-14T13:55:02Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.citationAVILA, Kathleen Oliveira de. Fotocosturafetiva: tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7888
dc.description.abstractEsta tesis es el resultado de una investigación desarrollada en el Programa de Posgrado en Artes Visuales de la Universidad Federal de Pelotas – PPGAVI/UFPel. Los datos producidos son el resultado de mi producción poética y reflexiva utilizando procedimientos fotográficos y costura manual. Esta investigación tiene como objetivo debatir las cuestiones sobre fotocosturafectiva, que propone trazar encuentros de memoria y creación artística, con los diálogos de la vida cotidiana y el arte contemporáneo. Para ello, a través de un recorrido poético y narrativo, introduje en la introducción el proceso de investigación en contexto con mi proyecto de finalización del curso en Artes Visuales. Luego, a partir de Zygmunt Bauman (2004) y Nuccio Ordine (2016), reflexioné sobre las relaciones que establecemos con la cultura de una sociedad consumista y utilitaria. De esta manera, entablé un diálogo entre mi última imagen de la serie Rasto da costura y la serie esteLar con las producciones de las artistas Rochelle Zandavalli y Caroline Valansi. También investigo las consideraciones sobre las aproximaciones y singularidades entre la serie Planta y la serie en curso Raiz con las obras de Magda Rebello, Aline Brant, Frida Kahlo y Grégoire A. Meyer. Quienes se mueven en esta dirección del mestizaje técnico (CATTANI, 2007), de narrativas sesgadas (CANTON, 2009), desde el campo de la fotografía, la costura poética y el cariño hacia los lugares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCosturapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectMestiçagem técnicapt_BR
dc.subjectAfectividadpt_BR
dc.subjectMestizaje técnicopt_BR
dc.titleFotocosturafetiva : tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporâneapt_BR
dc.title.alternativePhotocosturafective: tramando encuentros con la memoria y el proceso creativo, tejiendo diálogos con la vida cotidiana y el arte contemporáneopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2651425773610812pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8041917371066975pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – PPGAVI/UFPel. Os dados produzidos resultam da minha produção poética e reflexiva, utilizando procedimentos fotográficos e a costura manual. Esta pesquisa discorre sobre as questões acerca da fotocosturafetiva, que propõe tramar encontros da memória e a criação artística, com os diálogos do cotidiano e a arte contemporânea. Para isso, por meio de um percurso poético e narrativo, apresentei na introdução a processualidade da pesquisa, contextualizando com meu projeto de conclusão de curso em Artes Visuais. Na sequência, a partir de Zygmunt Bauman (2004) e Nuccio Ordine (2016), refleti sobre as relações que estabelecemos com a cultura de uma sociedade de consumo e utilitarista. Dessa maneira, teci um diálogo da minha última imagem da série Rasto da costura e da série esteLar com as produções das artistas Rochelle Zandavalli e Caroline Valansi. Também costuro a pesquisa ponderações sobre as aproximações e as singularidades entre a série Planta e a série em curso Raiz com os trabalhos de Magda Rebello, Aline Brant, Frida Kahlo e Grégoire A. Meyer. Estes que se movimentam nessa direção da mestiçagem técnica (CATTANI, 2007), das narrativas enviesadas (CANTON, 2009), a partir do campo da fotografia, da costura poética e da afetividade em relação aos lugares.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAVILA, Kathleen Oliveira de. Fotocosturafetiva: tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2020. AVILA, Kathleen Oliveira de. Photocosturafective: tramando encuentros con la memoria y el proceso creativo, tejiendo diálogos con la vida cotidiana y el arte contemporáneo. 2020. 80 f. Disertación (Maestría en Artes Visuales) – Programa de Postgrado en Artes Visuales, Centro de Artes, Universidad Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2020.pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Cláudio Tarouco de


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