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Fotocosturafetiva : tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea
dc.creator | Avila, Kathleen Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T13:55:02Z | |
dc.date.available | 2021-07-13 | |
dc.date.available | 2021-07-14T13:55:02Z | |
dc.date.issued | 2020-12-15 | |
dc.identifier.citation | AVILA, Kathleen Oliveira de. Fotocosturafetiva: tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7888 | |
dc.description.abstract | Esta tesis es el resultado de una investigación desarrollada en el Programa de Posgrado en Artes Visuales de la Universidad Federal de Pelotas – PPGAVI/UFPel. Los datos producidos son el resultado de mi producción poética y reflexiva utilizando procedimientos fotográficos y costura manual. Esta investigación tiene como objetivo debatir las cuestiones sobre fotocosturafectiva, que propone trazar encuentros de memoria y creación artística, con los diálogos de la vida cotidiana y el arte contemporáneo. Para ello, a través de un recorrido poético y narrativo, introduje en la introducción el proceso de investigación en contexto con mi proyecto de finalización del curso en Artes Visuales. Luego, a partir de Zygmunt Bauman (2004) y Nuccio Ordine (2016), reflexioné sobre las relaciones que establecemos con la cultura de una sociedad consumista y utilitaria. De esta manera, entablé un diálogo entre mi última imagen de la serie Rasto da costura y la serie esteLar con las producciones de las artistas Rochelle Zandavalli y Caroline Valansi. También investigo las consideraciones sobre las aproximaciones y singularidades entre la serie Planta y la serie en curso Raiz con las obras de Magda Rebello, Aline Brant, Frida Kahlo y Grégoire A. Meyer. Quienes se mueven en esta dirección del mestizaje técnico (CATTANI, 2007), de narrativas sesgadas (CANTON, 2009), desde el campo de la fotografía, la costura poética y el cariño hacia los lugares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Costura | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Mestiçagem técnica | pt_BR |
dc.subject | Afectividad | pt_BR |
dc.subject | Mestizaje técnico | pt_BR |
dc.title | Fotocosturafetiva : tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea | pt_BR |
dc.title.alternative | Photocosturafective: tramando encuentros con la memoria y el proceso creativo, tejiendo diálogos con la vida cotidiana y el arte contemporáneo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2651425773610812 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8041917371066975 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – PPGAVI/UFPel. Os dados produzidos resultam da minha produção poética e reflexiva, utilizando procedimentos fotográficos e a costura manual. Esta pesquisa discorre sobre as questões acerca da fotocosturafetiva, que propõe tramar encontros da memória e a criação artística, com os diálogos do cotidiano e a arte contemporânea. Para isso, por meio de um percurso poético e narrativo, apresentei na introdução a processualidade da pesquisa, contextualizando com meu projeto de conclusão de curso em Artes Visuais. Na sequência, a partir de Zygmunt Bauman (2004) e Nuccio Ordine (2016), refleti sobre as relações que estabelecemos com a cultura de uma sociedade de consumo e utilitarista. Dessa maneira, teci um diálogo da minha última imagem da série Rasto da costura e da série esteLar com as produções das artistas Rochelle Zandavalli e Caroline Valansi. Também costuro a pesquisa ponderações sobre as aproximações e as singularidades entre a série Planta e a série em curso Raiz com os trabalhos de Magda Rebello, Aline Brant, Frida Kahlo e Grégoire A. Meyer. Estes que se movimentam nessa direção da mestiçagem técnica (CATTANI, 2007), das narrativas enviesadas (CANTON, 2009), a partir do campo da fotografia, da costura poética e da afetividade em relação aos lugares. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | AVILA, Kathleen Oliveira de. Fotocosturafetiva: tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2020. AVILA, Kathleen Oliveira de. Photocosturafective: tramando encuentros con la memoria y el proceso creativo, tejiendo diálogos con la vida cotidiana y el arte contemporáneo. 2020. 80 f. Disertación (Maestría en Artes Visuales) – Programa de Postgrado en Artes Visuales, Centro de Artes, Universidad Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2020. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Cláudio Tarouco de |
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PPGArtes: Dissertações e Teses [169]
Abrange as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.