Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorStanieski, Nilda Margarete
dc.date.accessioned2021-06-30T14:59:50Z
dc.date.available2021-06-29
dc.date.available2021-06-30T14:59:50Z
dc.date.issued2005-12-21
dc.identifier.citationSTANIESKI, Nilda Margarete. Educação no cárcere: possibilidades e limites para a inclusão / libertação social do apenado: refletindo com o Presídio Regional de Pelotas. Pelotas, 2005. 133f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7819
dc.description.abstractThe present dissertation consists of an inquiry into the possibilities and limits of the education for inclusion/liberation of prisoners kept in the Regional Penitentiary of Pelotas. I discuss the liberation of human beings from the ropes of prejudice and social exclusion. What can be done to include/liberate the prisoners that are part of a system which is, by its own nature, socially exclusive and oppressor? How to provide them, and our society, the means to become aware of themselves and of their actions, in a praxis which seeks liberty and happiness for all? This investigation uses, as its main theoretical basis, Michel Foucault and Paulo Freire. Through Foucault, one attains the certainty of the uselessness of prison as a means to salvage the individual. As a counterpoint, Freire demonstrates the possibility of changes, anticipating a new type of society in which all will have the chance to become subjects in their own stories. Initially, I have carried out a mini-course on Education and Citizenship, with twelve prisoners of the PRP. After that, I have followed up (through weekly encounters) for the period of 4 months, three prisoners on parole. During this phase, I have investigated the occurrence (or not) of changes in them, as well as the attainment of consciousness of their role as subjects of their own histories. Finally, I came to the conclusion that the changes in the prisoners, enabled by education, collide with the limits of their social conditions. My second finding was the possibility that the education for inclusion/liberation of prisoners is based on the hope that it will offer a better world for all.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectApenados/apenadaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLibertaçãopt_BR
dc.subjectEsperançapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPrisonerspt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectLiberationpt_BR
dc.subjectHopept_BR
dc.titleEducação no cárcere: possibilidades e limites para a inclusão/libertação social do apenado: refletindo com o Presídio Regional de Pelotas.pt_BR
dc.title.alternativePrison education: possibilities and limits for the inclusion/social liberation of the incarcelate: reflecting with the Regional Prison of Pelotas.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8043896059048176pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação consiste na investigação das possibilidades e dos limites da educação para a inclusão/libertação do apenado/apenada no Presídio Regional de Pelotas. Questiono acerca da libertação do ser humano diante das amarras do preconceito e da exclusão social. O que fazer para incluir/libertar os apenados inseridos num modelo, que por natureza, é de exclusão/opressão social? Como dar a estas pessoas e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que aspira a liberdade e a felicidade para todos? A pesquisa traz como referencial teórico, em destaque, Michel Foucault e Paulo Freire. Com Foucault tem-se a certeza da inutilidade da prisão como meio de recuperação do indivíduo.Em contraponto, Freire demonstra a possibilidade de mudanças antecipando um novo tipo de sociedade na qual todos terão oportunidades de serem sujeitos de suas próprias histórias. Para tanto, inicialmente realizei um mini-curso sobre Educação e Cidadania, com doze apenados do PRP. Na sequência fiz um acompanhamento, (através de encontros semanais) pelo período de 4 meses, com três apenados,em gozo do benefício legal do livramento condicional. Nesta etapa busquei a ocorrência (ou não) de mudanças com os apenados e apenadas, como também se houve uma tomada consciência de serem sujeitos de suas histórias. E por fim, concluí que as possibilidades de mudanças propiciadas pela educação aos apenados/apenadas esbarram nos limites da condição social dos mesmos. O segundo achado junto deles foi a possibilidade da educação para inclusão/libertação dos presos/presas encontrar-se fundada na esperança que esta oferece de um mundo melhor para todos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ghiggi, Gomercindo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem