Mostrar el registro sencillo del ítem
Um estudo sobre a aquisição da ortografia nas séries iniciais.
dc.creator | Guimaraes, Marisa Carlota Rosa | |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T14:59:19Z | |
dc.date.available | 2021-06-29 | |
dc.date.available | 2021-06-30T14:59:19Z | |
dc.date.issued | 2005-08-20 | |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Marisa Rosa. Um estudo sobre a aquisição da ortografia nas séries iniciais. 2005. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7817 | |
dc.description.abstract | This work describes and analyses data of learning spelling from texts written spontaneously by six children from two schools in Pelotas ( Bibiano de Almeida School, a public school, and Santa Margarida School, a private school). Forty-four written productions were analysed and they are in the list of the texts about learning writing of FaE- UCPeL. They were collected semi-longitudinally from the first school year to the fourth one. Besides referring to theories of learning and oral language and writing, the work has categories to analyses spelling mistakes by Lemle (1982), Moojen (1985), Carraher (1986), Cagliari (1992), Morais (1995), Zorzi (1998) e Tessari (2002). Two big categories werw proposed based on these authors’ proposals in order to analyse and understand the children’s mistakes. The results showed that the type of school variable is not important and the categories proposed are enough to cover both the mistakes which come from the relations between phonetic-phonogical knowledge and spelling system, and the mistakes related to the structure of the spelling. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.subject | Erros gráficos | pt_BR |
dc.subject | Erros ortográficos | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Acquisition of writing | pt_BR |
dc.subject | Graphic errors | pt_BR |
dc.subject | Misspellings | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a aquisição da ortografia nas séries iniciais. | pt_BR |
dc.title.alternative | A study on the acquisition of spelling in the initial series. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8787002709382737 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5342617922616660 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Damiani, Magda Floriana | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa descreve e analisa dados de aquisição da ortografia a partir do estudo dos textos produzidos, de forma espontânea, por seis crianças de duas escolas da cidade de Pelotas: Escola Municipal Bibiano de Almeida e Colégio Santa Margarida, respectivamente, escolas pública e particular. As produções escritas analisadas, que integram o Banco de Textos de Aquisição da Escrita (FaE-UFPeL), foram coletadas semi-longitudinalmente desde a primeira até a quarta série do ensino fundamental e somam um total de quarenta e quatro textos. Além de fazer referências às teorias da aprendizagem e da linguagem oral e escrita, o trabalho discute as categorizações para análise de erros ortográficos propostas por autores como Lemle (1982), Moojen (1985), Carraher (1986), Cagliari (1992), Morais (1995), Zorzi (1998) e Tessari (2002), a partir das quais foram propostas duas grandes categorias para análise e compreensão dos erros cometidos pelas crianças. Os resultados mostraram que a variável tipo de escola não é relevante e que as categorias propostas são suficientes para dar conta tanto dos erros que derivam das relações que estabelecem entre o conhecimento fonético-fonológico e o sistema gráfico, como daqueles relacionados à estrutura do sistema ortográfico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Ana Ruth Moresco |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [790]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.