Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGuimaraes, Marisa Carlota Rosa
dc.date.accessioned2021-06-30T14:59:19Z
dc.date.available2021-06-29
dc.date.available2021-06-30T14:59:19Z
dc.date.issued2005-08-20
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Marisa Rosa. Um estudo sobre a aquisição da ortografia nas séries iniciais. 2005. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7817
dc.description.abstractThis work describes and analyses data of learning spelling from texts written spontaneously by six children from two schools in Pelotas ( Bibiano de Almeida School, a public school, and Santa Margarida School, a private school). Forty-four written productions were analysed and they are in the list of the texts about learning writing of FaE- UCPeL. They were collected semi-longitudinally from the first school year to the fourth one. Besides referring to theories of learning and oral language and writing, the work has categories to analyses spelling mistakes by Lemle (1982), Moojen (1985), Carraher (1986), Cagliari (1992), Morais (1995), Zorzi (1998) e Tessari (2002). Two big categories werw proposed based on these authors’ proposals in order to analyse and understand the children’s mistakes. The results showed that the type of school variable is not important and the categories proposed are enough to cover both the mistakes which come from the relations between phonetic-phonogical knowledge and spelling system, and the mistakes related to the structure of the spelling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAquisição da escritapt_BR
dc.subjectErros gráficospt_BR
dc.subjectErros ortográficospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAcquisition of writingpt_BR
dc.subjectGraphic errorspt_BR
dc.subjectMisspellingspt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a aquisição da ortografia nas séries iniciais.pt_BR
dc.title.alternativeA study on the acquisition of spelling in the initial series.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8787002709382737pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Damiani, Magda Floriana
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa descreve e analisa dados de aquisição da ortografia a partir do estudo dos textos produzidos, de forma espontânea, por seis crianças de duas escolas da cidade de Pelotas: Escola Municipal Bibiano de Almeida e Colégio Santa Margarida, respectivamente, escolas pública e particular. As produções escritas analisadas, que integram o Banco de Textos de Aquisição da Escrita (FaE-UFPeL), foram coletadas semi-longitudinalmente desde a primeira até a quarta série do ensino fundamental e somam um total de quarenta e quatro textos. Além de fazer referências às teorias da aprendizagem e da linguagem oral e escrita, o trabalho discute as categorizações para análise de erros ortográficos propostas por autores como Lemle (1982), Moojen (1985), Carraher (1986), Cagliari (1992), Morais (1995), Zorzi (1998) e Tessari (2002), a partir das quais foram propostas duas grandes categorias para análise e compreensão dos erros cometidos pelas crianças. Os resultados mostraram que a variável tipo de escola não é relevante e que as categorias propostas são suficientes para dar conta tanto dos erros que derivam das relações que estabelecem entre o conhecimento fonético-fonológico e o sistema gráfico, como daqueles relacionados à estrutura do sistema ortográfico.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Ana Ruth Moresco


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem