Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAndré, Márcia Berenice Pereira
dc.date.accessioned2021-06-30T14:58:57Z
dc.date.available2021-06-29
dc.date.available2021-06-30T14:58:57Z
dc.date.issued2005-07-17
dc.identifier.citationANDRÉ, Márcia Berenice Pereira. Histórias de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professora em formação. Pelotas, 2005. 107f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7816
dc.description.abstractAlong the present work, a description and an analysis of twelve memos of formation are done – written self-narratives from students-teachers during the contínuos formation in the Special Program for the Formation of Teachers in Service in Teaching Networks in the South region of the state of Rio Grande do Sul from the Education College of the Universidade Federal de Pelotas (Federal University of Pelotas). In their autobiographies, the students-teachers recall and meditate on their personal life histories (personal and professional), aiming at understanding how they became the teachers they are. Such procedure has come to be a unique source so that this purpose was reached. In the analysis of the Individual Memos two fundamental factors were considdered: the written self-narratives from the students-teachers and the bibliographical review. The junction of these two elements allowed us to answer the initial question of the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMemorial descritivopt_BR
dc.subjectEscritas autobiográficaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDescriptive memorialpt_BR
dc.subjectAutobiographical writingspt_BR
dc.titleHistórias de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professoras em formação.pt_BR
dc.title.alternativeLife histories of teachers: analyzing autobiographical writings of teachers in training.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8335551075220170pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179048135412088pt_BR
dc.description.resumoNo decorrer deste trabalho, realiza-se a descrição e análise de doze memoriais de formação – autonarrativas escritas por alunas-professoras durante a formação continuada no Programa Especial para Formação de Professores em Serviço nas Redes de Ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Em suas autobiografias, as alunas-professoras rememoram e refletem sobre suas trajetórias de vida (pessoais e profissionais), buscando compreender como se tornaram as professoras que são. Tal procedimento revelou-se uma fonte singular para que essa finalidade fosse atingida. Na análise dos Memoriais Individuais considerou-se dois fatores fundamentais: as autonarrativas escritas pelas alunas-professoras e a revisão bibliográfica. A junção desses dois elementos permitiu-nos responder a indagação inicial da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Eliane Teresinha


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem