dc.creator | André, Márcia Berenice Pereira | |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T14:58:57Z | |
dc.date.available | 2021-06-29 | |
dc.date.available | 2021-06-30T14:58:57Z | |
dc.date.issued | 2005-07-17 | |
dc.identifier.citation | ANDRÉ, Márcia Berenice Pereira. Histórias de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professora em formação. Pelotas, 2005. 107f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7816 | |
dc.description.abstract | Along the present work, a description and an analysis of twelve memos of formation
are done – written self-narratives from students-teachers during the contínuos
formation in the Special Program for the Formation of Teachers in Service in Teaching
Networks in the South region of the state of Rio Grande do Sul from the Education
College of the Universidade Federal de Pelotas (Federal University of Pelotas). In their
autobiographies, the students-teachers recall and meditate on their personal life
histories (personal and professional), aiming at understanding how they became the
teachers they are. Such procedure has come to be a unique source so that this
purpose was reached. In the analysis of the Individual Memos two fundamental
factors were considdered: the written self-narratives from the students-teachers and
the bibliographical review. The junction of these two elements allowed us to answer
the initial question of the research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Memorial descritivo | pt_BR |
dc.subject | Escritas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Descriptive memorial | pt_BR |
dc.subject | Autobiographical writings | pt_BR |
dc.title | Histórias de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professoras em formação. | pt_BR |
dc.title.alternative | Life histories of teachers: analyzing autobiographical writings of teachers in training. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8335551075220170 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5179048135412088 | pt_BR |
dc.description.resumo | No decorrer deste trabalho, realiza-se a descrição e análise de doze memoriais de
formação – autonarrativas escritas por alunas-professoras durante a formação
continuada no Programa Especial para Formação de Professores em Serviço nas Redes
de Ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul da Faculdade de Educação da
Universidade Federal de Pelotas. Em suas autobiografias, as alunas-professoras
rememoram e refletem sobre suas trajetórias de vida (pessoais e profissionais),
buscando compreender como se tornaram as professoras que são. Tal procedimento
revelou-se uma fonte singular para que essa finalidade fosse atingida. Na análise dos
Memoriais Individuais considerou-se dois fatores fundamentais: as autonarrativas
escritas pelas alunas-professoras e a revisão bibliográfica. A junção desses dois
elementos permitiu-nos responder a indagação inicial da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Eliane Teresinha | |